Sábado, 20 Abril 2024

O trabalho realizado pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) nos últimos anos foi mencionada - pelo ministro-chefe da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo - como fundamental para o crescimento da movimentação de cargas do Porto de Paranaguá. Em 2010, a receita cambial do Porto de Paranaguá era de U$ 14,5 bilhões e passou para U$ 16,5 bilhões em 2014. Já a movimentação geral de cargas passou de 38,1 milhões em 2010, para 45,5 milhões em 2014. 

“O porto de Paranaguá é estratégico e um dos mais importantes do país, com uma contribuição histórica para a exportação e importação do Brasil. No entanto, a posição de Paranaguá no mercado está se acentuando cada vez mais, devido a sua administração e governabilidade”, declarou o ministro Edinho Araújo. A declaração foi feita durante visita ao estande da Appa, na Intermodal South America, uma das principais feiras de Logística, Transporte de Cargas e Comércio Exterior do mundo, onde os portos paranaenses apresentam seus projetos até o dia 9 de abril. 

O ministro disse ainda, que Paranaguá tem um papel crucial para o Brasil no atual momento econômico. “Paranaguá é fundamental para a economia do nosso país, especialmente neste momento de dificuldade e ajuste fiscal. É o limiar de uma nova fronteira”, ressaltou o Ministro. 

Para o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino, o reflexo positivo do Porto de Paranaguá no cenário nacional e internacional se deve aos investimentos realizados nos últimos quatro anos. “A orientação do governador Beto Richa sempre foi voltada para a modernização dos portos paranaenses. Estancamos todos os gargalos e estamos trabalhando para tornar nossos portos cada vez melhores”, destacou Dividino. 

Investimentos – Ao todo, o Governo investiu R$ 511 milhões em obras para manutenção, ampliação e melhorias nos portos paranaenses. 

Entre as principais obras estão, três campanhas de dragagem, que restabeleceram a profundidade original do canal da Galheta; berços de atracação e acesso ao porto de Antonina, a modernização do sistema de conferência das cargas de fertilizantes que agilizou o trabalho e ajudou a diminuir o tempo de espera dos navios, o carga online - sistema informatizado que ordena a chegada de caminhões graneleiros ao Porto de Paranaguá, recuperação das vias de acesso no entorno do porto de Paranaguá, aumento do pátio de triagem, o Programa Porto no Campo e a garantia das licenças ambientais. Também foram adquiridos quatro novos shiploaders (carregadores de navios), que estão possibilitando um aumento de 33% na produtividade nas operações do corredor de exportação. 

O diretor Comercial da Appa, Lourenço Fregonese, conta que os investimentos em infraestrutura permitiram ao Porto de Paranaguá oferecer viabilidade operacional e confiabilidade aos seus clientes. 

“Com isso, estamos retomando todas as cargas perdidas para os outros portos em anos anteriores. Paranaguá está trabalhando para ser o melhor porto do Brasil”, enfatizou Fregonese. 

Intermodal 2015 – A Intermodal South America é o principal encontro do setor de logística, transporte de cargas e comércio exterior. O evento reúne 680 marcas expositoras de 25 países. A estimativa de público é de 50 mil pessoas para os três dias de evento. Durante a Intermodal são realizadas discussões sobre os principais desafios no transporte de cargas mundial, discussões voltadas ao cenário econômico e os desafios ambientais dos setores de logística e comércio exterior. 

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