Quinta, 25 Abril 2024

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) promoverá de 1º a 3 de junho oficinas técnicas nas áreas de resíduos sólidos, mobilidade urbana sustentável e controle e prevenção de acidentes ambientais. As oficinas acontecem no auditório da Appa e incluem visitas técnicas ao cais do Porto de Paranaguá e área portuária. No dia 8 de junho a programação será em Antonina e terá minicurso sobre gestão ambiental portuária.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.portosdoparana.pr.gov.br. A programação faz parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente no Paraná.

De acordo com o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino, a intenção da Appa é aproveitar a data alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) para informar a sociedade sobre os programas que são executados pelos portos paranaenses na área ambiental e, ao mesmo tempo, promover uma reflexão sobre o papel da população na conservação do meio ambiente nas cidades.

“A Appa quer aproximar os interessados na temática ambiental dos projetos em andamento para aliar o desenvolvimento econômico sustentável com a preservação do meio ambiente na atividade portuária”, explicou Dividino.

PORTO SUSTENTÁVEL - Na oportunidade também será lançado o Programa Porto Sustentável, que irá integrar os projetos e ações feitos na área ambiental, como patrulha da limpeza, controle da proliferação de vetores, programa de gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes, gerenciamento de ruídos, gerenciamento da água de lastro, monitoramento da biota aquática e bioindicadores, monitoramento da atividade pesqueira, gerenciamento de tráfego, programa de manguezais, monitoramento ambiental durante obras de dragagem, pesquisa e desenvolvimento de espécies aquáticas invasoras, controle de emergências ambientais e descontaminação da fauna petrolizada e o plano de controle de emergências na faixa portuária. Recentemente a Appa lançou o projeto “Porto Escola - Educação para a Sustentabilidade” e que tem como público-alvo alunos do 5º Ano (idade entre 10 e 12 anos).

O diretor de Meio Ambiente da Appa, Marco Aurélio Ziliotto, explica que a proposta visa possibilitar o envolvimento da comunidade portuária, acadêmica e da sociedade local, nos quatro dias de programação.

“A conquista da Licença de Operação do Porto junto ao Ibama, está nos permitindo voltar a crescer de forma ordenada e em harmonia com a cidade e com o meio ambiente”, reforçou Ziliotto.

PROGRAMAÇÃO – Na segunda-feira (1), das 9h às 12h, haverá minicurso sobre destinação correta de resíduos e controle de zoonoses no Porto de Paranaguá e em seu entorno. Serão disponibilizadas 15 vagas. O curso, com palestra e visita técnica, terá o tema Ações que Mudaram o Porto de Paranaguá e seu Entorno.

Na terça (2), o minicurso será sobre controle e prevenção de acidentes ambientais: O Preparo do Porto de Paranaguá para Atendimento a Emergências Ambientais. O horário é das 9h às 12h, com 15 vagas abertas ao público. A programação incluirá ações desenvolvidas pelo Porto na área de planejamento e prevenção de acidentes e visita técnica ao setor de prontidão do Porto no cais (exercício prático).

A programação da quarta-feira (3) terá o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o trânsito na cidade de Paranaguá, que é a cidade com o maior número de bicicletas por habitante do Paraná. Devido ao intenso fluxo de caminhões que chegam a Paranaguá para descarregar no Porto - cerca de 113 mil veículos apenas nos três primeiros meses do ano - a Appa quer proporcionar uma oficina para debater o tema mobilidade urbana sustentável e O Respeito ao Ciclista em Paranaguá e na Área Portuária. Para esta oficina, que acontecerá das 9h às 12h, serão 70 vagas.

A oficina sobre mobilidade será ministrada pelo cicloativista José Carlos Belotto, que é vice-presidente da Federação Paranaense de Ciclismo e coordenador do Programa Ciclovida da Universidade Federal do Paraná (UFPR). O incentivo ao uso da bicicleta nas cidades é o foco principal do Programa Ciclo Paraná, criado oficialmente pelo governador Beto Richa em 22 de maio para incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte.

A Semana do Meio Ambiente da Appa terminará em 8 de junho, às 19h, em Antonina, com um minicurso sobre Gestão Ambiental Portuária, destinado aos alunos do Centro Estadual de Educação Profissional Dr. Brasílio Machado. A programação será voltada aos estudantes dos cursos técnicos em Meio Ambiente, Gestão Portuária e Segurança no Trabalho.

Todos os participantes receberão certificados após as oficinas. Maiores informações no endereço http://www.portosdoparana.pr.gov.br no link Cursos Semana do Meio Ambiente.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome