Quinta, 28 Março 2024

A partir de agora, a liberação, no Porto Itapoá, das cargas que exigem inspeção do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) poderá ser feita com mais agilidade graças à abertura de uma Unidade de Vigilância Agropecuária (Uvagro) dentro do Terminal. A cerimônia de inauguração da Uvagro em Itapoá foi realizada na sexta-feira (24/7) com a participação de autoridades e de dirigentes de empresas exportadoras.

No evento, o Superintendente Federal do MAPA em Santa Catarina, Jacir Massi, assinou, em conjunto com o presidente do Porto Itapoá, Patrício Junior, o contrato de cessão pelo qual o MAPA instala oficialmente a Unidade de Vigilância dentro da estrutura do Terminal.

O evento contou com a participação do coordenador da Vigilância Agropecuária, Ricardo Otoni, da secretária de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville, Simone Schramm, representando o governador Raimundo Colombo, além dos deputados federais Décio Lima e Mauro Mariani (este presidente da Frente Parlamentar Catarinense), dos deputados estaduais Ana Paula Lima e Kennedy Nunes e do representante da Prefeitura de Itapoá, o secretário de Planejamento, Márcio Gonzatto.

Nos discursos proferidos durante a cerimônia o reconhecimento do modelo adotado pelo Porto Itapoá, baseado na eficiência e no comprometimento com clientes e colaboradores, foi ressaltado por todas as autoridades. Este trabalho, salientaram, conjuga-se ao empenho e à dedicação dos órgãos intervenientes que atuam no Terminal.

As operações no Porto Itapoá tiveram início em junho de 2011 e, desde então, toda a estrutura de vigilância agropecuária no Terminal era atendida pela equipe lotada no Porto de São Francisco do Sul. Mesmo assim, o atendimento dos agentes do MAPA em Itapoá sempre foi pautado pela agilidade e busca da eficiência nas inspeções e liberações das cargas.

Agora, com a unidade instalada no próprio Porto, este processo tende a ficar ainda mais rápido, contribuindo significativamente para que os clientes, especialmente exportadores, consigam mais rapidez na movimentação de suas cargas.

Patrício Junior, presidente do Porto Itapoá, lembrou, em seu discurso, os desafios diários que um Terminal Portuário enfrenta, no comprometimento com os resultados dos clientes e, ao mesmo tempo, na gestão das parcerias necessárias com os órgãos intervenientes para que todos trabalhem em prol do desenvolvimento do país.

“Hoje, estamos comemorando o fruto da parceria construída junto ao Ministério da Agricultura nos últimos quatro anos. Mesmo sem uma estrutura formal dentro do Terminal, os servidores do MAPA sempre fizeram parte do time do Porto Itapoá, prestando, dentro de suas condições, o melhor serviço possível. Trabalhamos e crescemos muito nesses quatro anos, e sempre tivemos a colaboração dos servidores do MAPA, vindos de vários lugares do Brasil para atuar em nosso Terminal. Agora, esta eficiência deve se tornar ainda mais visível aos olhos dos clientes, que terão em Itapoá um dos menores tempos de liberação de cargas entre os portos brasileiros”, comemora Patrício Junior.

O Superintendente Federal do MAPA em Santa Catarina, Jacir Massi, destacou que o Ministério tem exercido papel fundamental no controle e gerenciamento das cargas que operam nos portos brasileiros e, que somado a isso, vem contribuindo assiduamente com todos os recintos que utilizam o sistema de vigilância agropecuária.

“Se hoje o Brasil é um dos destaques mundiais na exportação de cargas de origem animal ou vegetal, muito se deve à disposição e presença do Ministério da Agricultura e à sempre saudável relação com portos, aeroportos e recintos alfandegados nos quais estamos presentes, trabalhando juntos e associando responsabilidade, atendimento à legislação, agilidade e eficiência logística”, afirma Jacir.

Até a abertura da UVAGRO-Itapoá, as cargas que exigiam inspeção física do Ministério da Agricultura, poderiam levar até sete dias para serem liberadas. Hoje, com a unidade instalada no Porto, a maior parte das cargas poderá ser atendida no mesmo dia da chegada do contêiner e, em um dia, estaria pronta para o embarque. Logicamente, as condições documentais, físicas e sanitárias da carga precisam atender as exigências do Ministério, e da Legislação, a exemplo do que ocorre em todos os portos brasileiros.

A agilidade na liberação das cargas inspecionadas pelo MAPA é uma demanda sempre em pauta para as empresas exportadoras que, nos últimos anos, têm sugerido a ampliação dos quadros de fiscais. Reivindicação essa que é somada aos esforços dos terminais. Dentro desta realidade, o presidente do Porto Itapoá defendeu que a estrutura de fiscalização do país seja avaliada com atenção pelos governos. Patrício destacou que a estrutura da ANVISA, por exemplo, ainda carece de mais profissionais. Em Itapoá, um único agente é responsável pela liberação de todas as cargas de Itapoá e São Francisco do Sul. Devido ao trabalho deste profissional dedicado é que tanto Itapoá quanto São Francisco do Sul não paralisaram suas operações até hoje.

O presidente lembrou que o Porto Itapoá está prestes a iniciar sua ampliação, o que lhe capacitará a movimentar 2 milhões de TEUs por ano. Por isso, uma ação imediata de parceria dos governos federal e estadual seria a melhor maneira de chegar a uma solução no curto prazo para o problema.

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