Quarta, 24 Abril 2024
A Companhia Docas de São Sebastião recebeu nesta quarta-feira, 1º de julho, às 10 horas, o ministro da Secretaria de Portos da Presidência da República, Edinho Araújo, para visita técnica no Porto de São Sebastião, localizado no litoral norte de São Paulo. Na ocasião, o diretor-presidente da Companhia Docas de São Sebastião, Casemiro Tércio Carvalho, apresentou ao ministro a atuação ambiental e a infraestrutura portuária de São Sebastião, que o tornaram referência nacional por ser o primeiro e o único porto do País, entre os 37 em operação, a conquistar a certificação internacional ISO 14001. Obtida em março deste ano, a certificação atesta a qualidade do desempenho da gestão ambiental da companhia. 
 
O ministro destacou a inclusão no Bloco 2 de arrendamentos portuários de uma área para contêneires e carga geral em São Sebastião. “O potencial de investimentos é superior a R$ 1 bilhão, movimentando mais de nove milhões de toneladas de cargas ao ano. Isso irá aumentar expressivamente a capacidade de movimentação de cargas”, explicou. 
 
Somado a essa conquista, o Porto ocupa a 1ª posição, entre 30 portos brasileiros, no Índice de Desempenho Ambiental Portuário (IDA), divulgado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), em 19 de junho último. No Estado de São Paulo, o índice de gestão ambiental contemplou os portos de São Sebastião, que obteve a primeira posição com 95,73 pontos, e de Santos, que está na 12ª posição do ranking, com pontuação de 64,12. Na última edição do IDA, São Sebastião ocupava o 2ª lugar. 
 
As conquistas do Porto de São Sebastião reforçam ainda mais a preocupação socioambiental da atuação da companhia e o colocam como referência brasileira em gestão ambiental. Além desse reconhecimento, o Porto de São Sebastião é também o primeiro do Brasil a possuir um Plano de Área aprovado pelos órgãos ambientais, que reúne as medidas necessárias a serem tomadas em caso de acidentes com derramamento de óleo na área do Porto Organizado.
 
Aliados à postura da Companhia Docas de São Sebastião, os resultados também são frutos dos constantes investimentos realizados pelo Governo do Estado de São Paulo. No total, foram destinados mais de R$ 25 milhões na área ambiental nos últimos quatro anos, contemplando 10 programas de monitoramento de qualidade e educação ambiental, Central de Armazenamento e Triagem de Resíduos do Porto, aquisição de equipamentos de monitoramento de emissões atmosféricas, treinamentos e capacitações, entre outras ações. Também foi implantado, em 2013, o Ceate (Centro de Atendimento) do Porto de São Sebastião, que opera 24 h/dia e conta com equipes capacitadas para atender emergências ligadas a vazamentos de óleo no mar. 
 
Porto de São Sebastião
Baseado no compromisso de crescimento com responsabilidade socioambiental, o Porto de São Sebastião expandiu sua área operacional, de 2010 a 2014, passando de 100 mil m² para 300 mil m². Até o fim de 2015, serão 400 mil m² de área totalmente operacional. O futuro projeto de ampliação prevê ainda a expansão da área de 400 mil m² para 800 mil m² operacionais, e será implantado em etapas, considerando as necessidades portuárias, atratividade de cargas e sua evolução. As fases 1 e 2 do projeto, que abrangem as obras mais importantes para o desenvolvimento portuário, contemplam a construção dos berços 2, 3 e 4, destinados a navios de última geração, e uma base de Apoio Offshore, que possibilitará a implantação de até 10 berços para embarcações de menor porte (suplyboat e rebocadores). Contemplam também a construção de um terminal multicargas, para operação de veículos e cargas gerais, e de um portã o de acesso mais interligado à nova chegada do contorno viário sul.
 
Umas das unidades de negócio para a expansão do Porto de São Sebastião está atrelada ao arrendamento de área para implantação de terminal multicargas, que faz parte do segundo bloco de arrendamentos do Governo Federal. A Companhia Docas de São Sebastião já possui toda a documentação pronta para consulta pública e licitação da área, que será conduzida pela União. 
Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome