Quinta, 28 Março 2024

A 11º edição da Agrifam - Feira da Agricultura Familiar e do Trabalhador Rural que acontece de 1 a 3 de agosto, em Lençois Paulista – SP, traz uma motivação especial: a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) instituiu 2014 como o Ano Internacional da Agricultura Familiar (AIAF), com o objetivo de estimular o papel do setor na erradicação da fome e produção com o viés da sustentabilidade.

Na visão da Embrapa, tradicional participante do evento, a principal característica da agricultura familiar é a diversificação da produção, o que demanda uma gama maior de soluções com foco na produção sustentável. E é exatamente neste ponto que a Embrapa tem buscado contribuir, disponibilizando tecnologias adequadas para os agricultores nas edições da feira. Para o diretor-executivo de Pesquisa&Desenvolvimento Ladislau Martin Neto, “toda incorporação tecnológica que ocorre na agricultura familiar atua fortemente no processo de desenvolvimento econômico e social, melhorando a organização da atividade, propiciando aumento na renda para os produtores e contribuindo para a permanência das famílias no campo”.

Lançamento - Dentre as tecnologias que serão apresentadas na Agrifam, está o lançamento do software que ajuda o produtor rural no controle da verminose de ovinos, que ainda é um dos grandes desafios da ovinocultura. O Sistema de Análise de Risco e Desenvolvimento de Resistência Parasitária a Anti-helmínticos em Ovinos (SARA) será uma das novidades apresentadas pela Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos, SP). Ele identifica os fatores na propriedade que podem aumentar a proliferação de vermes nos animais, orientando o produtor quanto ao melhor manejo, reduzindo o uso de medicamentos. O software é gratuito, on-line e de fácil utilização.

Assinatura de contrato - A Embrapa Instrumentação (São Carlos, SP), buscando ampliar as ações de saneamento básico rural no País, assinará contrato para transferência de know-how da tecnologia conhecida como Jardim Filtrante com a empresa Ecosys, empresa com sede na cidade de Bauru (SP), sexta-feira (1º/08), durante a abertura da Agrifam. A Ecosys recentemente concluiu um convênio de cooperação técnica com a Embrapa Instrumentação para o desenvolvimento de pacotes tecnológicos para saneamento básico e ambiental na área rural, que agora resulta na transferência de know-how. A tecnologia complementa o sistema de saneamento básico na área rural, também composto pela Fossa Séptica Biodigestora e Clorador Embrapa. O Jardim Filtrante, conhecido tecnicamente como área alagada artificial, tratamento por zona de raiz ou wetland, é projetado para o tratamento da água cinza, provenientes da pia, chuveiro e tanques, que não são tratadas pela Fossa Séptica Biodigestora (que trata a chamada água negra).

Para o pesquisador da Embrapa Instrumentação Wilson Tadeu Lopes da Silva, que coordena os trabalhos ligados ao Saneamento Básico Rural, “essa transferência de Know-how vai ser fundamental para possibilitar ao usuário o acesso mais rápido à tecnologia. Esperamos potencializar o impacto econômico, social e ambiental com o Jardim Filtrante, e minimizar as deficiências existentes quando se fala em Saneamento Básico Rural no Brasil”, disse.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!