Sábado, 20 Abril 2024

Com o intuito de buscar apoio brasileiro para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas de savana nigerianas, o ministro da Agricultura da Nigéria, Akinwumi Adesina, se reuniu com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Antônio Andrade, em Brasília.

O objetivo da Nigéria é fortalecer a produção agrícola no país a partir de investimentos em tecnologias que possibilitem aproveitar áreas com características semelhantes às brasileiras. “O Brasil tem alguns dos pesquisadores mais brilhantes das Américas e gostaríamos de contar com o apoio deles para desenvolver pesquisas que transformem o cenário agrícola nas áreas de savana nigerianas, como feito no cerrado brasileiro”, afirmou Akinwumi Adesina.

O ministro Adesina se referiu ao trabalho desenvolvido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) que transformou o cerrado em um bioma capaz de proporcionar a expansão da fronteira agrícola brasileira. As pesquisas desenvolvidas pela empresa possibilitaram a mudança de um cenário pouco propício para as lavouras, devido ao excesso de acidez e a pobreza de nutrientes do solo, em uma das maiores regiões produtoras de grãos do mundo.

Antônio Andrade se colocou à disposição do ministro nigeriano para futuras cooperações. Ele ainda ressaltou o trabalho conjunto para que o Brasil se tornasse uma potência agrícola entre os produtores e o governo. “Hoje a produção agropecuária ajuda na balança comercial brasileira graças, em parte, ao empenho em pesquisas e oferta de crédito para desenvolver a atividade agropecuária no Brasil”.

Durante o encontro, o presidente da Embrapa, Maurício Lopes, destacou a possibilidade de cooperação com instituições científicas da Nigéria para desenvolver tecnologias que possibilitem o enriquecimento de nutrientes do solo e a adaptação de cultivos para o clima tropical africano. Maurício ainda lembrou a atuação da empresa na África há alguns anos em países como Moçambique e Mali. O trabalho visa monitorar as atividades e projetos de cooperação com os países do continente africano.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!