Sábado, 20 Abril 2024

Os produtores de maçã, nectarina, pêssego, pera e uva devem ficar atentos às orientações do Zoneamento Agrícola publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (21). As recomendações são para o plantio das frutas em Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo. O zoneamento indica o melhor período para cultivo, municípios aptos, cultivares indicadas e tipos de solo apropriados.

Com base na análise de séries históricas de dados meteorológicos e informações de solo e comportamento das cultivares, é possível identificar as melhores áreas nos estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul para a produção de maçã com baixo risco de perdas. As orientações estão nas Portarias nº 49, 50 e 51, que apontam o melhor período para o plantio no estado catarinense (11 de junho a 20 de agosto), gaúcho (1º de julho a 31 de agosto) e paranaense (1º de julho a 30 de setembro).

O estudo também orienta a semeadura de nectarina nas Portarias nº 52, 53, 54 e 55. Em Santa Catarina, o período indicado para o plantio é entre 11 de junho e 20 de agosto. No Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, é entre 1º de julho e 31 de agosto. A fruta, que é uma mutação genética do pêssego, se desenvolve melhor em regiões de clima frio.

As indicações para a lavoura de pêssego podem ser consultadas nas Portarias nº 56, 57, 58, 59 e 60. O pessegueiro é uma planta que necessita de períodos frios para o crescimento. Os prejuízos na colheita podem ser controlados com a escolha criteriosa de cultivares resistentes. Em Santa Catarina o melhor período para o cultivo da fruta é entre 11 de junho e 20 de agosto. No Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e São Paulo, entre 1º de julho e 31 de agosto.

O zoneamento indica o plantio de pera nas Portarias 61, 62, 63 e 64. Fruta de clima temperado, a pera necessita de horas de frio durante o junho e 23 de agosto. No Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo, entre 1º de julho e 31 de agosto.

As Portarias nº 65, 66, 67 e 68 orientam o cultivo de uva. O tempo e clima exercem grande influência na cultura da videira, delimitando sua adaptabilidade em diferentes regiões. Os elementos climáticos que mais influenciam o crescimento e desenvolvimento da planta são: radiação solar (luz), temperatura do ar, geada, precipitação pluviométrica (chuva), granizo, umidade relativa e vento. O período indicado parao  plantio, no Paraná, é entre 1º de julho e 31 de dezembro. No Rio Grande do Sul, os períodos variam de acordo com os municípios (verificar a tabela em anexo na portaria). Já em Santa Catarina e São Paulo, entre 1º de julho 31 de agosto.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!