Quinta, 28 Março 2024

O Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e o Tribunal de Contas da União (TCU) firmaram, nesta quarta-feira (29), um acordo de cooperação técnico-científica e institucional, a fim de trocar experiências, informações e tecnologias. A parceria busca o aperfeiçoamento da gestão pública, com modelos preditivos de auditoria, e a capacitação, o aperfeiçoamento e a especialização de recursos humanos do TCU.

"Quando tomei conhecimento de que o Impa e o TCU celebrariam um acordo de cooperação, julguei que deveríamos fazer um ato simbólico, com um foco de valorização institucional desse gesto, para que ele se revestisse não apenas de seu caráter meramente burocrático, formal, funcional, mas também de um sentido pedagógico, educativo para outras instituições, porque, ao mesmo tempo, a parceria valoriza a missão, o papel do TCU, e destaca uma função multidisciplinar do Impa, para além da pesquisa básica em matemática", declarou o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo.

Aldo assinou o acordo com o presidente do TCU, ministro Aroldo Cedraz; o diretor geral do Impa, César Camacho; e a diretora geral do Instituto Serzedello Correa, Flávia Lacerda. "Os meus votos são de que nós busquemos, em outras áreas, em outros institutos, realizar e ampliar essa cooperação", propôs o titular do MCTI. "Do TCU, a contribuição que eu desejo é que apure com rigor todas as nossas contas, de todos os nossos institutos, que analise e veja se o dinheiro público está sendo bem aplicado por nós. Se ele fizer isso, nós já nos sentiremos compensados pelo apoio e pela cooperação que celebramos."

Cedraz lembrou que conheceu recentemente a sede do Impa, no Rio de Janeiro. "Nós sempre entendemos que o desenvolvimento só vem através da cooperação, seja horizontal, vertical, bilateral ou multilateral", afirmou o presidente do TCU. "É imperativo encontrar soluções para os complexos problemas do País, de maneira profissional e aderente com as melhores práticas que surgem no mundo. Nós estamos hoje consolidando os novos passos que o tribunal tem que seguir para a inovação dos seus métodos."

Também participaram da solenidade de assinatura os secretários-gerais de Controle Externo, Rainério Rodrigues Leite; de Administração, Carlos Roberto Caixeta; e da Presidência do TCU, Eduardo Monteiro de Rezende.

Cooperação

O diretor geral do Impa explicou que a proposta de parceria consiste no desenvolvimento de metodologias matemáticas capazes de otimizar o processo de auditoria. "Nós temos, evidentemente, que estabelecer um vínculo profissional, para conhecer a base de dados do TCU, e aqui estamos para assinar esse acordo e iniciar esses trabalhos", comentou Camacho.

Ele recordou uma visita do órgão fiscalizador ao Impa há três anos. "Era para analisar as nossas contas, com foco na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, uma atividade notável de conhecimento, que envolve a participação de 18 milhões de alunos de praticamente todos os municípios brasileiros, e que custa muito pouco, R$ 3 por aluno", contou o diretor geral. "E o TCU concluiu com um parecer muito elogioso ao Impa, que foi considerado uma instituição exemplar, pelo seu grau de economicidade."

O secretário-geral de Controle Externo do TCU destacou uma iniciativa já em andamento com o Impa. "Nós estamos nos debruçando em cima dessa questão, que envolve modelos matemáticos, em busca de avaliar a atuação das entidades e agências que acompanham as concessões públicas", relatou. "O desdobramento natural desse projeto, caso os resultados se demonstrem positivos, é a extensão da metodologia para outras áreas de interesse do TCU, como compras governamentais e execução orçamentária e financeira da despesa pública. Temos um campo muito vasto para cooperar."

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome