Quarta, 24 Abril 2024

No dia 2 de outubro acontece o lançamento do Fórum Comunitário de Resíduos Sólidos de São Carlos. Trata-se de um movimento organizado por um conjunto de entidades da sociedade civil para construir, de maneira democrática e participativa, um projeto para a gestão de resíduos a longo prazo, que vise à reorganização da coleta seletiva, o fortalecimento de cooperativas e o gerenciamento do lixo em consonância com as Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos.

A iniciativa tem por objetivo retomar o Fórum Comunitário do Lixo, que há mais de 15 anos foi o responsável pela formação da coleta seletiva de resíduos com inclusão de catadores em São Carlos, juntamente com as ações do governo e consequência das políticas públicas. Na época, o Fórum promoveu uma profunda discussão sobre a temática no município e trabalhou para que a gestão pudesse possibilitar soluções adequadas do ponto de vista técnico, social e ambiental.

Implantado em 2002, o programa de coleta em São Carlos chegou a atingir mais de 70% da cidade, com dias do recolhimento definidos por regiões, coletando mais de 130 mil toneladas de matérias mensalmente e com atuação de mais de 60 pessoas da Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de São Carlos (Coorpervida). Porém, nos últimos anos, este cenário mudou. A renda diminuiu e também houve uma redução do número de cooperados, o que dificulta ainda mais o atendimento à população. Atualmente, a Coopervida, com as condições de trabalho que possui, consegue atender apenas os grandes geradores de resíduos, como condomínios, prédios, bancos e universidades.

A abertura do evento de lançamento do Fórum será realizada pela professora Maria Zanin, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Em seguida, uma mesa será formada por representantes da Prefeitura de São Carlos, da UFSCar, da USP, da Coopervida e de Associações de Moradores de bairros da cidade. A programação conta também com as participações da professora Luciana Massukado, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília, e do professor Bernardo Teixeira, docente do Departamento de Engenharia Civil (DECiv) da UFSCar, que abordam as políticas e práticas de gestão de resíduos no contexto nacional e também local. Ainda será escrita uma carta com os princípios do Fórum.

Para construir e viabilizar este projeto de longo prazo toda a população está convidada a participar. O lançamento do Fórum Comunitário de Resíduos Sólidos de São Carlos ocorre às 19 horas no Auditório do Senac São Carlos, localizado na rua Episcopal, 700, no Centro da cidade.

A iniciativa tem apoio do Departamento de Apoio a Educação Ambiental, da Secretaria Geral de Gestão Ambiental e Sustentabilidade, do Núcleo Multidisciplinar Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol), do Grupo de Estudos e Intervenções SocioAmbientais (Geisa), todos da UFSCar, e também do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, do Senac São Carlos, de Organizações Não Governamentais (ONGs) e de associações de moradores de bairros de São Carlos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome