Sexta, 29 Março 2024

Um aplicativo instalado em celulares com o sistema Android será usado para ajudar na identificação de focos de incêndio na região do Jardim Botânico de Brasília (JBB). O dispositivo DF100 Fogo foi lançado, no domingo (31/5), no Jardim Botânico. Com esse novo instrumento, a população poderá notificar a ocorrência de incêndios ou denúncia de queima de podas ou lixo nas proximidades do local.

O DF 100 Fogo foi desenvolvido a partir de uma parceria entre o Jardim Botânico, o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

O objetivo é que a tecnologia estimule a participação social na gestão ambiental. Os usuários do aplicativo poderão enviar mensagens de voz, texto ou fotografias e também as coordenadas geográficas do foco de incêndio. Os alertas serão recebidos em uma central, que acionará a equipe responsável pelo combate.

Jeanito Gentilini, diretor do Jardim Botânico de Brasília, acredita que a participação da comunidade será importante para a manutenção do patrimônio natural. "Ao receber a notificação de fogo, a brigada do JBB será acionada com rapidez e dará início aos primeiros combates, antes da chegada dos bombeiros, impedindo, dessa forma, que o incêndio tome proporções que o tornem incontrolável", afirmou.

O aplicativo também possui motores de interpretação que alimentam um banco de dados, possibilitando a geração de estatísticas que envolvem condições climáticas, áreas críticas de risco, validação de notificações entre outras variáveis.

Para mais informações, acesse o endereço eletrônico

Fonte: Ministério de Ciência e Tecnologia

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome