Quinta, 28 Março 2024

Dia a Dia

A dragagem de aprofundamento dos canais de acesso e bacias de evolução do Porto Novo e do Porto de São José do Norte (Rio Grande do Sul) será discutida em audiências públicas nesta segunda e terça-feira (26). O debate é uma realização conjunta da Superintendência do Porto de Rio Grande e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), e contará com representantes da Secretaria de Portos (SEP).

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Os integrantes da missão empresarial que visitou a China durante dez dias retornam ao Brasil neste fim de semana trazendo importantes informações para o aprimoramento da cadeia logística nacional. Cerca de 120 pessoas foram ao continente asiático, em missão organizada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). Direto de território chinês, o professor e doutor em Direito, Osvaldo Agripino de Castro Junior, afirmou por e-mail ao PortoGente que o intercâmbio com a China pode ser útil para aperfeiçoar a logística no Brasil e para qualificar os estudantes do setor. Mas para que isso se torne realidade, Agripino acredita que os brasileiros precisam estudar mais o idioma inglês e, principalmente, o mandarim.

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Foto: Geraldo Magela/Agência SenadoO senador Jefferson Praia (PDT-AM) dedicou seu pronunciamento em Brasília, nesta quinta-feira (21), para reclamar das precárias condições logísticas do sistema portuário de Manaus, capital do estado do Amazonas. Segundo ele, o Porto de Chibatão, que concentra entre 60% e 70% de toda a carga que chega e sai de Manaus, e todo o sistema viário ao seu redor não estão à altura do dinamismo industrial da capital amazonense.

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O prazo para concluir a investigação sobre o acidente envolvendo trem da América Latina Logística (ALL) e um ônibus na cidade de Americana (interior de São Paulo), no dia 8 de setembro, foi prorrogado. Na ocasião, nove pessoas morreram e outros 19 passageiros do ônibus ficaram feridos.

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“A origem do déficit técnico do Portus no valor de R$ 1,7 bilhão é de responsabilidade exclusiva das patrocinadoras. Na condição de participante, e com o intuito de buscar conhecimento sobre atual situação econômica e financeira do Portus, pesquisei no "site" do Instituto, as Demonstrações Financeiras do exercício de 2009. E da leitura do "PARECER ATUARIAL DO PLANO DE BENEFÍCIO PORTUS 1 - PBP1 em 31/12/2009" da Consultoria Estatístico Atuarial CESAT, datado de 22/03/2010, verifica-se em seu item 15 da folha 03, que o Déficit Técnico do Portus teve como um dos grandes e principais motivos a falta de pagamento das contribuições normais devidas pelas patrocinadoras. Desta forma, transcrevo a seguir o referido item daquele parecer:"...15 - Portanto, é evidente que um dos grandes e principais motivos da insolvência do PBP1 é a falta de pagamento das contribuições normais devidas pelas patrocinadoras ou sua sucessora, nos termos dos Convênios de Adesão por elas firmados com o Portus, que, na medida em que fossem pagas, por si só, já eliminariam o déficit do Plano.

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*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

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