Sexta, 19 Abril 2024

Na era da robótica, conversas e filmes sobre os robôs tornam-se cada vez mais frequentes. Nessa atmosfera é inevitável a pergunta se é possível a ciência desenvolver robô sensível e que tente destruir a humanidade, como acontece nas películas de ficção científica.

Robos

Com o roteiro científico se aproximando da realidade e da inteligência, a comunidade científica especializada em robótica enfrenta uma questão importante: eles devem apoiar ou opor-se ao desenvolvimento de robôs autônomos e mortais? Tecnologicamente falando, chegou-se a um ponto em que essa realidade é – praticamente, se não legalmente – viável em poucos anos, e não décadas.

Sobre isso, Stuart Russell, cientista de computação e inteligência artificial (AI) e pesquisador da Universidade da California, em Berkeley (EUA), escreveu em um comentário publicado esta semana (27/5) na revista Nature: “Estas armas foram descritas como a terceira revolução na guerra, depois da pólvora e armas nucleares."

Há muita controvérsia entre a possibilidade de um robô ser capaz ou não de distinguir entre soldados inimigos e civis e, assim, matar ou ferir acidentalmente pessoas inocentes. Mas o desenvolvimento de minúsculos robôs que são capazes de matar pessoas não é fácil, mas é factível. "Com 1 grama de carga de alto explosivo, você pode abrir um buraco na cabeça de alguém com um robô do tamanho de um inseto", disse Russell. Enquanto se aguarda a geração do futuro robô, já existem algumas máquinas bastante bizzarras que já anunciam esse porvir, como a cobra robótica que pode deslizar ou nadar.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto