Quinta, 25 Abril 2024

Custa crer que em meio a tantos escândalos e prisões envolvendo autoridades e empresas com contratos com o governo do Brasil, o grupo Libra Terminais, conforme noticiou o jornal Valor Econômico, do dia 26 de junho último, entrou com pedido de abertura de arbitragem junto à Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP) contra a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp). Fato que vem sendo urdido nos bastidores e amplamente denunciado neste Portogente.

Leia também
Decreto sob medida para a dívida da Libra Terminais 

Sob todos os ângulos em que se projeta qualquer resultado desse arranjo nebuloso, diferente da apuração do real valor devido e respectivo pagamento, o patrimônio público é ameaçado de alto prejuízo. Baseado em instrumentos legais que causam controvérsia, esse arremedo de contabilidade é uma afronta à Justiça do País. Diante de absurdo afrontamento, causa estranheza o silêncio do Sétimo Tribunal Regional Federal de São Paulo. É o caso de se perguntar: qual o valor real dessa dívida que jamais foi apurada dentro dos cânones contábeis?

Por isso, a própria Codesp, que tantas vezes emperrou a ação da Justiça, chegou até apresentar cálculo com diferença de quase 40% do valor apurado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), este também inferior às apurações escrituradas. Se existe fragilidade na aplicação do direito disponível, no caso da Codesp, para resolver o caso da Libra por meio da arbitragem, é intransigente que, ocorrendo a mediação, se evite o prejuízo à empresa estatal. E, assim, frustar qualquer possibilidade de malfeito nesse processo. Se a Justiça é desconsiderada, que seja preservada a contabilidade.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto