Terça, 23 Abril 2024

Muitas usinas de energia usam combustíveis fósseis como fonte de calor para aquecer água. O vapor da água a ferver roda uma grande turbina, que ativa um gerador que produz eletricidade. No entanto, uma nova geração de usinas, com um concentrador de energia solar, utiliza o sol como fonte de calor. Existem três tipos principais de sistemas concentradores de energia solar: calha parabólica, motor de calor e torre de energia.

                                                                                                                            Calha parabólica. Imagem Google

A calha parabólica concentra a energia do sol por meio de longos espelhos retangulares e curvos (em forma de U). Os espelhos são inclinadas em direção ao sol e concentram a luz solar em uma tubulação que passa pelo centro da calha. Isto aquece o óleo que flui pelo tubo. O óleo quente é, então, usado para ferver a água em um gerador de vapor convencional para a produção de electricidade.

Um sistema motor de calor utiliza um prato espelhado (semelhante a uma grande antena parabólica). A superfície em forma de prato recolhe e concentra o calor do sol em um receptor, que absorve o calor e transfere-o para o fluido no interior do motor. O calor faz com que o fluido se expanda contra um pistão ou turbina para produzir energia mecânica. A energia mecânica é, então, utilizada para executar um gerador ou alternador para produzir electricidade.

A torre de energia solar, também conhecida como "planta torre central" de energia ou "usinas heliostat" ou torres de energia, usa um grande campo de espelhos para concentrar a luz solar sobre o topo de uma torre. Ele usa uma série de espelhos móveis, fixos (chamados helióstatos) para focar os raios do sol em cima de uma torre de coletor (o alvo). Isso aquece sal fundido que flui através do receptor. Em seguida , o calor do sal é usado para gerar energia elétrica através de um gerador de vapor convencional. Sal fundido retém o calor de forma eficiente , de modo que pode ser armazenada por vários dias antes de ser convertida em electricidade.



Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto