Quinta, 28 Março 2024

Deve ser lançado esta semana, pelo Ministério da Infraestrutura, o Programa de Estímulo ao Transporte de Cabotagem – BR do Mar. O ministro Tarcísio Gomes de Freitas tem competência técnica e articulação política entre os congressistas para garantir uma mediação eloquente a favor do projeto. Com visão tática de aumentar o número de embarcações no modal, a autoridade estrategicamente trata questões setoriais com perspectiva de curto prazo sem consistência razoável para consolidar a atividade e ameaça a soberania nacional. Entretanto, anuncia abertura ampla ao diálogo.

600 cabotagem Dad JUL2019Imagem do Freepik. 

Leia também
* Cabotagem do Brasil sem infraestrutura 

Mesmo tendo ocorrido encontros e conversas com associações representativas, o discurso governamental não tem se mostrado afinado suficientemente para promover segurança ao setor. As propostas governamentais a título de abertura de mercado transparecem alimentar uma competitividade cartelizada e tornar mais vulneráveis o armador e a indústria naval brasileiros.

Leia também
* Antaq desregulada

Incentivar brasileiros embarcados na cabotagem com registro no estrangeiro; as facilidades de capital e de bandeiras para navios estrangeiros - entre outros - são sinais inequívocos da canibalização do setor. Buscar produtividade na cabotagem nacional deve ser compreendida como parte de uma política de desenvolvimento holística. Distinta de um ganha-perde, por isso deve ser fundamentada na plena compreensão do funcionamento conjunto dos mercados.

Leia também
* Cabotagem descomplicada

O imediatismo na busca de metas quantitativas desconsidera a real prioridade da cabotagem para Brasil. Assim, ações focadas no triunfo de curto prazo, relegam ao segundo plano o significado do potencial e do papel da navegação costeira, para otimizar a matriz de transportes e o comércio do País. Para fortalecer a cabotagem é necessário, obviamente, estimular e proteger o setor para ser útil em benefício dos objetivos nacionais.

Leia também
* Regionalizações dos portos pode ser a propulsora de novo ciclo econômico para o Brasil

Decerto, fomentar a cabotagem é um processo complexo, cheio de incertezas, necessário e urgente. Esta é a grande oportunidade de mudança, na superação dos últimos cinquenta anos dilapidados por causa de políticas medíocres. Afinal, o movimento de carga na navegação costeira do Brasil causa inveja em muitos comércios marítimos mundo afora.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*O Dia a Dia é a opinião do Portogente

Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome
 

 

 

ecoporto