Sexta, 19 Abril 2024

Um sistema ecologicamente correto de limpeza a seco promete às indústrias brasileiras redução no consumo de água e, consequentemente, menor volume de líquidos enviados para o tratamento de efluentes.

Oferecido no País pela Ultra Clean Brasil e batizado de UC System, o método consiste na limpeza e descontaminação a seco e em segundos de mangueiras e tubulações utilizadas pelas fábricas para o transporte de produtos líquidos e semissólidos até o envase.

“Ao final de cada turno, as mangueiras e tubulações presentes nos processos produtivos costumam ficar repletas de produtos prontos parados internamente. Nosso sistema permite que as indústrias recuperem estes resíduos e combatam assim o desperdício”, explica Osíris Rocha, diretor Executivo da Ultra Clean Brasil.

Enquanto o método mais comum de limpeza de tubulações utiliza água e componentes químicos – eliminando qualquer chance de reaproveitamento dos produtos parados nas mangueiras, ao mesmo tempo em que aumenta o impacto ambiental – a limpeza a seco proporcionada por UC System é ecologicamente correta. A tecnologia reduz em até 50% o consumo de água, que só entrará na etapa final da limpeza, em quantidade bem menor.

De acordo com a Ultra Clean Brasil, a tecnologia já está presente em mais de 250 indústrias dos mais diversos segmentos, como Johnson & Johnson, Provider, Arcor, Pepsico, Bayer, Basf, BRF, entre muitas outras.

Entenda a tecnologia - No método UC System, um lançador pneumático dispara em alta velocidade projéteis de espuma de poliuretano dentro dos tubos, tubulações e mangueiras. A pressão exercida pelo projétil – mesmo em curvas, cotovelos e juntas em T ou Y - extrai os resíduos de produtos que de outra maneira não são eficazmente removidos, garantindo assim a limpeza das tubulações e o combate ao biofilme, grande causador de contaminação dos produtos fabricados.

Além da grande redução de consumo de água e do fim do desperdício de produtos prontos, o método promete outros benefícios às indústrias, como economia de tempo de setup (período para limpeza e ajustes entre a produção de um item para outro) e insalubridade zero para os operadores encarregados da limpeza das tubulações.

“Além de reduzir em até 50% o volume de água na limpeza de tubulações, um de nossos clientes na área de cosméticos vem economizando R$ 1,4 milhão por ano ao recuperar diariamente 571 litros de perfumes que antes eram perdidos por ficar presos em mangueiras do processo produtivo”, ressalta Rocha. “Em outro cliente, uma indústria farmacêutica, a economia alcançada é de R$ 70 mil ao ano com o fim do desperdício de cremes faciais parados nas mangueiras.”

De acordo com a Ultra Clean Brasil, conquistas semelhantes foram alcançadas por clientes da empresa em vários outros segmentos, como alimentos e bebidas, indústrias químicas, entre outros setores.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome