Sexta, 19 Abril 2024

Uma ação da Receita Federal com apoio do Ibama apreendeu cerca de nove toneladas de sucata de baterias automotivas, que são consideradas resíduos sólidos perigosos. O material estava sendo contrabandeado do Uruguai para a cidade de Quaraí, no Rio Grande do Sul. Os dois infratores envolvidos no contrabando foram autuados em R$ 200 mil.

Através de monitoramento de fiscalização dos órgãos federais, foi encontrado local de depósito clandestino que recebia a sucata de bateria no território brasileiro. Dessa forma, foram feitos o flagrante para a responsabilização tributária e ambiental e o encaminhamento do material apreendido para empresa especializada em transporte de resíduos perigosos, que fará a destinação ambientalmente adequada – pela reciclagem.

Ações integradas do Ibama, da Polícia Rodoviária Federal, da Receita e da Polícia Federal já impediram o contrabando de cerca de 450 toneladas de resíduos sólidos na fronteira Brasil-Uruguai nos últimos dois anos. Mais de 100 pessoas físicas e jurídicas envolvidas já foram responsabilizadas, o que tem diminuído significativamente a importação ilegal destes produtos.

Segundo Rodrigo Dutra, chefe do Escritório Regional do Ibama em Bagé/RS, a sucata de bateria automotiva é resíduo perigoso de importação proibida, conforme previsto na Convenção de Basileia e na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010).

Fonte:

Ibama

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome