Sábado, 20 Abril 2024

Avanços em saneamento ambiental e mobilidade fizeram com que infraestrutura urbana seja um dos eixos que apresentou avanços entre 2000 e 2010 no País, conforme resultados do levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). O Atlas da Vulnerabilidade Social contém a análise de condições de vida da população em 16 regiões metropolitanas a partir de três eixos: infraestrutura urbana, capital humano, renda e trabalho. O estudo indica que houve avanços nesse período.

O levantamento tem um subíndice denominado Infraestrutura Urbana, que mede a evolução das condições de moradia dos brasileiros, levando em conta os seguintes indicadores: abastecimento de água e saneamento básico adequados, coleta de lixo e o tempo gasto pelas pessoas no descolamento diário ao local de trabalho. 

Um dos dados relacionados com saneamento, em destaque, demonstra que 12 regiões metropolitanas reduziram o segmento da população que vive em cidades sem coleta de lixo. Em relação a esse dado, em todas as regiões as quedas são maiores que 53% no período analisado.

Houve redução no Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) em todas as regiões avaliadas, de acordo com o estudo. Atualmente, nenhuma delas se encontra na pior classificação do IVS – a de "muito alta vulnerabilidade social", como já aconteceu em análises passadas. 

Índice

O IVS é um estudo do Ipea que mensura a melhoria da realidade em regiões metropolitanas a partir da análise dos dados de áreas como saúde, saneamento e mobilidade urbana. O índice varia entre 0 e 1. Quanto mais se aproxima de 1, maior a vulnerabilidade social.

A pesquisa usa como base o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil (ADH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e do Ipea, utilizado na elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM). O recorte abrange os dois últimos censos demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – 2000 e 2010.

 Fonte: Portal Brasil e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome