Quinta, 28 Março 2024

Sessenta jovens empreendedores do mundo inteiro estarão no Brasil, de 6 de julho a 6 de agosto, participando da 9ª edição do programa Guerreiros Sem Armas (GSA), do Instituto Elos (www.institutoelos.org). Eles passarão pela experiência de viver e atuar em comunidades da Baixada Santista e aprenderão, na prática, a mobilizar pessoas para realizar ações em diferentes contextos. Nestes últimos 15 anos o instituto formou 403 jovens de 37 países diferentes, que atuaram em parceria com 21 comunidades na Baixada Santista.

Foto: Divulgação
Jovens guerreiros
Jovens passarão pela experiência de viver e atuar em comunidades da Baixada Santista e aprenderão, na prática,
a mobilizar pessoas para realizar ações em diferentes contextos

 

Os participantes de todas as edições do programa Guerreiros Sem Armas fazem parte de uma rede mundial de jovens empreendedores sociais que atuam localmente para transformar comunidades e que já promoveram ações como o movimento Oasis Santa Catarina (https://vimeo.com/17337520), o Movimento Oasis Caribe (http://www.oasiscaribemovement.com/) e o GSA Madrid (www.gsamadrid.net), entre outras experiências de longo prazo. 

Realizado desde 1999, o Guerreiros Sem Armas (www.institutoelos.org/gsa) oferece uma experiência profunda de transformação com várias etapas de aprendizado, a partir de uma série de instrumentos que facilitam o trabalho em comunidade. Ao final da vivência em 1999, jovens executaram, junto com os moradores, um trabalho em sistema de mutirão: houvea construção de centro comunitário, de uma creche, de uma praça comunitária e parque infantil com brinquedos em bambu, a eliminação de lixão em regiões estratégicas e a montagem de um posto de coleta seletiva do lixo a revitalização de um atracadouro para barcos.

Por meio do programa, jovens têm contato com tecnologias para transformação de realidades em qualquer lugar do mundo. São no mínimo 290 horas de formação em 3 comunidades da Baixada Santista com uma equipe experiente de facilitadores e consultores. Além dos 60 participantes na formação, o programa acolhe cerca de 500 pessoas ao longo de todo o processo: são moradores das comunidades, representantes do poder público, do comércio local, de universidades, escolas e muita gente que participa espontaneamente do processo.

No GSA o jovem faz parte de uma jornada de aprendizados e desafios além da etapa vivencial na comunidade. Participa de palestras temáticas, oficinas, atividades vivenciais ministrados por vários tipos de lideranças, a exemplo de jogos das tradições indígenas, danças circulares, entre outras experiências.


Depois de uma experiência tão intensa, a maioria dos jovens volta a suas cidades e países dispostos a empreender ações e projetos. Eles recebem acompanhamento durante 18 meses através de encontros virtuais e discussão de projetos, com o intuito de formar uma comunidade de atuação em escala global.  

Saiba mais sobre as etapas do Guerreiros Sem Armas 2015

A jornada do Guerreiros Sem Armas começa com o Caminho do Sim

O Guerreiros Sem Armas é um programa para quem quer se colocar em movimento já, por isso, a jornada começa no processo de seleção, o Caminho do Sim, que dura 18 dias. O jovem é convidado a se colocar em movimento, realizando ações coletivas no mundo real e relatando no ambiente virtual as soluções para questões que lhe são apresentadas.

O segundo passo é o Jogo da Abundância, um treinamento de captação

Os selecionados recebem um treinamento de captação de recursos chamado Jogo da Abundância, para conseguirem levantar os fundos necessários para pagar a vivência, passagens, e hospedagem.  Em 2014, 31 pessoas jogaram o jogo e arrecadaram um total de R$ 159.700,00, Além disso, dez participantes receberam bolsas integrais, oito pessoas tiveram bolsas parciais e onze pagaram os custos totais. Por iniciativa própria, os Guerreiros fizeram um processo de captação coletiva que somou mais um total de R$ 72.197,26.

A terceira parte é a vivência de 32 dias

A vivência de 32 dias é um dos momentos mais importantes da Jornada dos Guerreiros, porque proporciona a experiência de viver e atuar em comunidade – tanto a comunidade formada pelos jovens juntamente à equipe Elos, que se torna a base de amizade e confiança para a formação da Rede Global; bem como as três comunidades parceiras, para onde os grupos vão quase diariamente. Diferentemente de outros cursos, o participante aprende fazendo, uma das características mais fortes do GSA.

A experiência com as comunidades é construída de maneira genuína, já que elas não são preparadas previamente. A grande chave de mudança na atuação de todos é que ninguém vai lá resolver os problemas locais e sim, descobrir os sonhos coletivos que vão estimular a construção de novas relações entre as pessoas e os lugares. O convite é para colocarem a mão na massa, para que estes sonhos se tornem reais, procurando sempre a melhor versão de cada um. Após a conquista destes primeiros passos, há ainda um novo momento para sonhar, planejar e colocar em prática objetivos ainda maiores.

Quarto passo: acompanhamento de 18 meses

Em 2014 o Elos iniciou um projeto piloto de acompanhamento de 18 meses com todos os participantes, divididos em três grupos de interesse.  Para o biênio de 2015 – 2016 haverá ainda a aplicação de uma plataforma virtual de relacionamento a longa distância, com a realização de encontros virtuais coletivos, roteiros de estudo e ação, fórum de discussões  e acompanhamentos de projetos. Informação da assessoria Cais das Letras e Ana Lima Comunicação.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome