Segunda, 15 Abril 2024

A primeira fase do recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos no Ceará, que aconteceu durante o mês de agosto, atendeu 230 produtores rurais dos municípios de Guaraciaba do Norte, São Benedito, Ibiapina, Tianguá e Viçosa do Ceará. Até outubro deste ano, serão realizados 24 recebimentos. A ação consiste no recebimento temporário de embalagens vazias em locais próximos às propriedades rurais como forma de promover a devolução destes resíduos pós-consumo ao Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O recebimento viabilizou a devolução de cinco toneladas de embalagens. Todo material foi levado para a central de recebimento de Teresina (PI), gerenciada pela Associação do Comércio Agropecuário do Piauí (Acapi), e posteriormente será encaminhado para a destinação final, reciclagem ou incineração, pelo inpEV – instituto que representa a indústria fabricante de defensivos agrícolas para a destinação das embalagens vazias de seus produtos.

A ação, que tem a parceria do inpEV, é uma realização da Associação do Comércio Agropecuário da Ibiapaba (Acai) e da Associação do Comércio Agropecuário do Semi Árido (Acasa). Tem o apoio da Adagri e Prefeituras Municipais. Realização: Associações de revendedores – ACAI - Associação do Comércio Agropecuário da Ibiapaba e ACASA – Associação do Comércio Agropecuário do Semi Árido.

Sobre o inpEV
O inpEV – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias, é uma entidade sem fins lucrativos criada pela indústria fabricante de agrotóxicos para realizar a gestão pós-consumo das embalagens vazias de seus produtos de acordo com a Lei Federal nº 9.974/2000 e o Decreto Federal nº 4.074/2002. A legislação atribui a cada elo da cadeia (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) responsabilidades compartilhadas que possibilitam o funcionamento do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

O instituto foi fundado em 14 de dezembro de 2001 e entrou em funcionamento em março de 2002. Atualmente, possui mais de 90 empresas e nove entidades em seu quadro associativo. 

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome