Quinta, 25 Abril 2024

Durante encontro com os medalhistas brasileiros da WorldSkills 2015, a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) para o País. Das 27 medalhas conquistadas pelo Brasil durante a competição, 25 tiveram a participação de estudantes do Pronatec, incluídos os 11 jovens que ganharam medalha de ouro.

Segundo a presidenta, o Pronatec tem sido decisivo para garantir formação técnica e profissionalizante de qualidade e que esse tipo de mão de obra é estratégica para o País.

“Um país como o Brasil, que tem o desafio de entrar no novo ciclo de crescimento, precisa muito de educação. Ele precisa de educação, da creche à pós-graduação, e precisa, sobretudo, de educação técnica – tanto de nível médio quanto de educação do nível profissionalizante”, afirmou a presidenta.

Dilma destacou que o sucesso na execução do Pronatec se deve à parceria com as entidades do Sistema S. E salientou que os investimentos feitos pelo governo federal têm trazido resultados positivos.

“Cada centavo que o governo federal investiu no programa Pronatec vale a pena e dá um imenso retorno ao nosso país, para todos os brasileiros e, sobretudo, eles nos orgulham, porque nós vemos que o que nós estamos fazendo é, justamente, construir hoje o futuro do Brasil”, garantiu.

Segundo a presidenta, as transformações estruturais que o País almeja devem passar, necessariamente, pelo incentivo à educação e à qualificação profissional. “Nenhum país do mundo se transformou em uma grande economia sem a educação técnica profissionalizante. Esse caminho de oportunidade que o Pronatec abre, que o Senai abre, faz parte também de toda uma trajetória que nós queremos que os jovens percorram. Para nós esse ensino técnico-profissionalizante é uma das maiores alavancas do crescimento futuro”, finalizou.

Pronatec

Criado pelo governo federal em 2011, o Pronatec tem o propósito de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no País, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público. O programa busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada para jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

Até agora, mais de 8 milhões de estudantes já foram matriculados no ensino profissionalizante em escolas públicas ou como bolsistas em escolas privadas e do sistema S. Os cursos, financiados pelo governo federal, são ofertados de forma gratuita por instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e das redes estaduais, distritais e municipais de educação profissional e tecnológica. Também são ofertantes as instituições do Sistema S, como o Senai, Senat, Senac e Senar. A partir de 2013, as instituições privadas, devidamente habilitadas pelo Ministério da Educação, também passaram a oferecer os cursos do programa.

Fonte:

Blog do Planalto

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome