Quinta, 28 Março 2024

Diante do atual cenário econômico do país, uma das dúvidas mais pertinentes no mercado automobilístico é: este o momento certo para comprar ou vender carro?

 

Pois bem, existem algumas vantagens a respeito de adquirir um novo veículo na atualidade, bem como alguns cuidados ao tentar vender seu usado por um valor abaixo do mercado.

 

Contudo, antes de falarmos um pouco mais sobre as vantagens, desvantagens e cuidados que devemos tomar ao fazer um negócio no mercado de automóveis, saiba mais a respeito das previsões do cenário econômico de 2018!

Previsões para o mercado automobilístico esse ano

 

Mesmo sendo um ano conturbado, com eleições e copa do mundo, a previsão para o setor automotivo vem sendo uma das mais otimistas diante da atual situação econômica do Brasil.

 

Após crescer 9,2% em 2017 se comparado ao ano anterior, a previsão da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) é que a compra e venda de automóveis aumente em quase 12% ao longo de 2018.

 

Ainda, o levantamento da Fenabrave aponta que o mercado de veículos novos apresentou um aumento de 9% em 2017 em relação ao ano anterior. Contudo, mesmo sendo o primeiro ano de resultados positivos no setor desde 2012, o nível de vendas continua sendo o menor dos últimos onze anos.

 

Já com relação a compra e venda de carros usados, os resultados foram positivos pelo segundo ano consecutivo. Em 2017, o índice foi 6,5% maior em relação a 2016 e a perspectiva é que esse valor aumente no decorrer de 2018.

Os momentos certos para comprar um carro

 

Após um período de profunda crise nas grandes montadoras de veículos do Brasil, o setor vem se recuperando por meio de algumas medidas para facilitar a vida de quem deseja comprar carro usado ou 0 km.

 

Uma das épocas mais favoráveis para fechar um bom negócio no mercado automotivo é o fim de ano. Geralmente, nos últimos meses do ano, os valores dos carros tendem a sofrer uma queda devido ao lançamento de novos modelos e as famosas queimas de estoque.

 

Outro momento em que os preços e condições de pagamento costumam ser mais vantajosos é o início do ano. Pelos mesmos motivos do item anterior, no início de ano os modelos do ano anterior tendem a ficar mais baratos. Entretanto, ao comprar um carro nessa época, será preciso pagar o IPVA  logo de cara. Fique atento!

Os cuidados ao vender um carro hoje

 

Antes de colocar um automóvel a venda, é preciso saber que o cenário econômico atual, apesar de uma tímida melhora, ainda é delicado a ponto de interferir totalmente em um dos principais mercados do Brasil.

 

Um dos momentos em que um carro precisa ser vendido é quando o valor gasto anualmente com sua manutenção ultrapassa 10% do valor total do bem. Por exemplo: se um veículo vale R$ 15 mil e foi gasto mais de R$ 1,5 mil em reparos, é sinal que o mesmo precisa ser passado para frente.

 

Caso você tenha um automóvel por mais de cinco anos e está em condições financeiras de trocá-lo por um novo, não perca mais tempo. Essa afirmação pode ser justificada com o fato dos pneus e outros acessórios essenciais possuem esse tempo de vida útil, em média.

 

Outro fator a ser levado em consideração é que, quanto maior a quilometragem do veículo, mais desvalorizado ele será. Entretanto, caso o mesmo esteja em dia com a manutenção e em pleno estado de conservação, é possível obter mais lucro com a revenda.

 

Por fim, caso deseja vender carro, sem intermédio de uma concessionária, atente-se ao escolher um comprador que pague o valor correspondido, sem dar calote ou interromper o pagamento no meio do caminho.

 

Negociações são sempre um sinal de alerta! Normalmente, as concessionárias pagam à pessoa um valor abaixo ao da tabela FIPE para, posteriormente, lucrar ao máximo com a sua revenda. Por isso, fique atento aos valores de base, e não saia no prejuízo!

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome