Quinta, 28 Março 2024

Por que uma identidade visual é tão importante para o sucesso nos negócios?

Confira como um bom posicionamento de imagem pode ajudar a sua empresa a se destacar no mercado

Atualmente, existem inúmeras empresas que competem em um mesmo segmento de mercado, inclusive com focos, estratégias e até mesmo nomes semelhantes. Por isso, é extremamente fundamental que cada uma se diferencie das outras e a identidade visual é o primeiro passo para que sua empresa possa não somente ser identificada, mas também reconhecida de acordo com os objetivos traçados para seu negócio.

Construção e fortalecimento de marca são diferenciais muito importantes frente à concorrência cada vez maior. Evandro Francisco da Rocha, designer e sócio-proprietário da 2 Design e Comunicação, aponta que com o aumento do número de empresas, há também um aumento natural na concorrência. Portanto, é necessária a criação de uma identidade visual para diferenciar-se das demais e destacar-se diante do público-alvo. Outra importante função de uma identidade sólida e bem construída é a representação visual dos produtos e serviços que são oferecidos pela empresa, assim como a qualidade que apresentam. Evandro cita uma situação hipotética em que duas empresas possuem um produto de mesma qualidade e valor, porém, uma delas recebe destaque por apresentá-lo melhor visualmente, com informações claras e bem organizadas, chamando mais a atenção do consumidor. “As duas empresas podem até oferecer produtos similares em termos de qualidade, no entanto, o consumidor tende a valorizar mais aquela que se apresenta melhor, ou seja, aquela que comunica melhor a qualidade que seu produto tem”, explica.

Evandro também ressalta que a identidade visual não diz respeito somente à logomarca e que pode ser definida como um conjunto de ações em que há a manutenção de um padrão. Uma organização mais tradicional normalmente requer uma identidade visual mais formal, enquanto uma empresa de um segmento mais atual, geralmente, permite uma liberdade um pouco maior. No entanto, a inovação não está necessariamente ligada à informalidade, já que é possível planejar uma identidade visual contemporânea sem perder a credibilidade. “A construção de uma identidade visual não se resume somente a uma questão estética, é antes de tudo uma questão de conceito”, afirma.

Orientação especializada

A identidade visual é responsável por transmitir a primeira impressão sobre a empresa. Por isso, um bom trabalho nesse sentido faz uma enorme diferença na hora do cliente escolher entre várias opções existentes no mercado. Nesse contexto, Evandro alerta para a importância da contratação de agências de comunicação com experiência em criação de identidades. “É preciso que a agência tenha expertise em identificar o que é melhor para cada negócio e situação, considerando características particulares, valores, objetivos, público-alvo e, principalmente, como a empresa quer ser vista por seus clientes. Um logotipo não é apenas um desenho; ele carrega conceitos, valores e informações cromáticas que vão representar a empresa perante seu público”, destaca.

Sobre a 2 Design e Comunicação: agência de comunicação 360º, desde 2007 no mercado oferecendo solução em publicidade e propaganda, marketing, identidade visual, branding e comunicação digital, incluindo administração, geração de conteúdo e monitoramento de mídias digitais, funil de vendas e publicidade digital nos mais diversos canais.

Informações para Imprensa

* 2 Design e Comunicação

https://www.facebook.com/2designcomunicacao/

http://2design.com.br/

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome