Antes de pensar em alternativas para investir em um imóvel e aumentar o seu valor para venda, é importante determinar o preço deste bem. Mas, como calcular o valor do imóvel para venda? Confira!

Vender um imóvel não é uma tarefa tão simples, pois é um processo que envolve vários fatores. Entre eles, a definição de preço e a decisão de investir ou não em reformas ou melhorias.

Essas são definições importantes porque podem influenciar bastante nos retornos finais da venda, podendo este ser mais ou menos lucrativo. Mesmo com pequenas reformas, como a pintura das paredes ou a renovação das mobílias, já é possível valorizar seu imóvel e aumentar seu valor de mercado.

A seguir, veja como descobrir o valor do seu imóvel e aumentar esse preço para venda.

Boa Leitura!

Descubra como calcular o valor do seu imóvel?

A fórmula baseada nos Dados do Mercado Imobiliário (DMI) é um cálculo simples para se chegar ao valor de um imóvel.

Mas, porque fazer essa conta?

Ter uma noção mais assertiva do preço de mercado garante uma negociação lucrativa para você e justa para o comprador. Ou seja, você não corre o risco de jogar o preço muito alto e não conseguir vender, nem de pedir um valor muito baixo e sair no prejuízo.

Confira a seguir o passo a passo para chegar a esse valor. Mas, antes, certifique-se das medidas do seu imóvel (informação que consta na documentação do mesmo).

Vejamos:

Pesquise o preço do metro quadrado

Descubra por quanto está sendo vendido, em média, o metro quadrado na região onde está localizada sua propriedade. Para um preço mais real, considere também o tipo ou características da propriedade.

Descubra os preços praticados na localidade

Não esqueça que a localização do imóvel é um fator que influencia bastante no seu preço. Assim, ao pesquisar valores, busque saber dos benefícios da localidade, como hospitais, shoppings, transportes, etc.

Avalie o estado de conservação do seu imóvel

Outro fator a ser considerado ao calcular o valor do imóve para venda são as condições gerais do imóvel. Isso porque, elas vão determinar se será preciso realizar reparos ou reformas e, portanto, se é justo pedir o mesmo valor do que se cobra na região.

Faça o cálculo

Com a metragem do seu imóvel em mãos e o preço do metro quadrado praticado na região, é só fazer uma conta bem simples: Basta multiplicar os dois valores.

Por exemplo: se o metro quadrado de sua região custa R$ 4 mil e sua propriedade tem 80 m², a conta será:

4 mil x 80 = 320 mil

Após fazer a conta, compare o valor final com os preços praticados na região.

Como valorizar o valor do seu imóvel para venda

1. Cuidando da Estrutura

Para um imóvel se manter valorizado, o ideal é que sejam realizadas manutenções periódicas. Mesmo assim, antes de vender é preciso ter alguns cuidados a mais como:

● Renovar pintura;

● Rever instalações elétricas e hidraúlicas;

● Verificar a condição dos móveis inclusos, como armários;

● Analisar condições de pisos;

● Enfim, todas as condições estruturais da propriedade.

A pintura é um dos elementos que mais valoriza o ambiente, deixando-o, inclusive, mais limpo.Também é importante trocar lâmpadas queimadas e resolver problemas de iluminação.

Caso o imóvel tenha infiltrações ou outros problemas parecidos, você deve informar ao interessado ou consertá-los. Se optar pela segunda opção, procure não deixar as marcas da reforma à vista, como manchas na parede e outros itens. Quanto menos o imóvel estiver danificado, mais valor ele terá para os interessados.

Lembre-se que quanto menos reparos o interessado tiver que fazer no imóvel, mais propenso ele estará a fazer a compra. Além disso, os interessados podem usar os aspectos negativos como argumentos para conseguir descontos.

2. Dê atenção aos diferenciais do imóvel

Mostre o que o seu imóvel tem de melhor: seja a vista, a localização, espaços e instalações de lazer, etc. Para isso, avalie com cuidado os pontos positivos do seu imóvel e tudo que possa agregar valor.

3. Deixe o imóvel organizado no dia da visita

Limpeza e organização fazem a diferença na primeira impressão que seu imóvel deixará no interessado. Por isso, dê atenção a todos os detalhes: deixe os ambientes arejados, evite deixar coisas espalhadas, etc.

Ou seja, todos os itens inclusos na descrição devem estar funcionando de forma adequada no dia da visita. Piscinas, saunas, varandas gourmets e outros devem estar nas melhores condições possíveis

Conclusão

Aumentar o valor de um imóvel no mercado pode exigir uma série de reparos e melhorias. Contudo, é importante avaliar com cuidado se o investimento valerá a pena. Ou seja, se o preço de venda realmente será aumentado e se realizar um empréstimo para reforma é a solução.

Uma das condições para isso, é recorrer a um modelo de crédito mais vantajoso, a exemplo do home equity que é o empréstimo com garantia de imóvel, uma modalidade oferecida pela CashMe e que está entre as mais baratas do mercado.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Conte-nos sua experiência nos comentários e continue acompanhando nossas publicações.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente