O marketing de conteúdo é uma importante ferramenta do marketing digital. O conceito da estratégia é simples, tratando-se de produzir material de utilidade para seus clientes, auxiliando sua jornada no processo de compras e os atraindo para seu site de forma natural.

O perfil do cliente mudou. Por conta dos avanços na tecnologia, as pessoas estão com muito mais acesso à internet e à possibilidade de pesquisar soluções para seus problemas. Com isso, acabaram se tornando muito mais exigentes.

Hoje em dia, um consumidor quer entender melhor sobre o que é um wiper hospitalar antes de decidir se irá comprá-lo, assim como ele faz com qualquer outro produto ou serviço que seja do seu interesse.

Por conta disso, as ações de marketing mais convencionais acabaram perdendo força. A propaganda direta, que não oferece nenhum tipo de diferencial além de anunciar um produto, tem quase nenhuma efetividade nos dias de hoje.

Para se adaptar a essa nova realidade, bem como compreender os processos de venda e suas possibilidades, foram criadas novas estratégias, sendo a principal delas o marketing de conteúdo.

Embora seja um símbolo da modernidade nas estratégias de marketing, o conceito de criação de conteúdo não é nem um pouco novo. No ano de 1895, uma empresa do segmento de máquinas agrícolas criou uma revista sobre assuntos relacionados ao seu nicho.

Mesmo que nem todos os consumidores contassem com máquinas desse tipo, o ato de consumir o conteúdo apresentado pela empresa acabava sensibilizando muitas pessoas, fazendo-as compreender necessidades que elas não sabiam que tinham.

Dessa forma, pensando no que foi dito, uma empresa de locação de andaimes, por exemplo, pode se beneficiar muito desse tipo de processo, ao ensinar sobre a importância do produto para uma série de atividades.

Por que usar o marketing de conteúdo?

Para que você consiga utilizar corretamente esta estratégia, é importante compreender suas principais vantagens e benefícios, bem como o motivo pelo qual o marketing de conteúdo é tão importante nos dias de hoje.

Sendo que os principais motivos são os seguintes:

Aumento da visibilidade

Hoje em dia, estar na internet é fundamental. A maioria das pessoas passa uma boa parte de seu dia conectado, principalmente depois dos avanços na tecnologia de internet móvel, então, com um smartphone na mão podem pesquisar o que desejam em segundos.

Entretanto, a internet possui milhares de sites e materiais relacionados a um nicho específico, tornando muito fácil que você fique para trás no mar de informações que é a internet. Para evitar esse tipo de problema, é importante estar preparado.

Por isso, uma administradora predial, por exemplo, precisa ser conhecida para ganhar clientes, dessa forma, apresentar um bom conteúdo em seus canais pode ser o caminho certo e ideal.

Ademais, a criação de conteúdo de qualidade tem um impacto direto no SEO (Search Engine Optimization), recurso utilizado para melhorar seu ranqueamento junto a motores de busca. Com ele, é possível ser encontrado mais facilmente por estas plataformas.

Quando um cliente faz uma pesquisa na internet, ele normalmente encontra o que precisa logo entre os primeiros links. Por isso, é importante conseguir se destacar nesse sentido, tornando-se mais relevante do ponto de vista comercial.

Melhora na sua interação

Para conseguir um contato mais próximo com seus clientes, é importante pensar em como você está interagindo com eles. O conteúdo de qualidade é uma importante ferramenta de interação, pois atrai e mantém o cliente interessado no que você tem a dizer.

Quanto mais tempo um consumidor passar em seu site consumindo o conteúdo que você tem à disposição, mais estará criando um relacionamento de impacto direto nele.

Então, ao apresentar conteúdo referente a, por exemplo, um portão de madeira para garagem, você cria no público uma vontade de consumir este produto, levando-os para sua loja através do conteúdo.

Por isso, é importante manter um relacionamento saudável entre consumidor e marca, interagindo e se comunicando com o cliente sempre que necessário, fazendo-o se tornar um fã de seu conteúdo.

Quanto mais você conseguir explorar este conteúdo, maiores serão as possibilidades de vendas no futuro, conseguindo ainda fazer com que estas pessoas compartilhem seu material com seus amigos e familiares.

Aumento dos seus leads

Para conseguir uma melhor conversão de vendas, é preciso cativar seus clientes desde o começo do funil de vendas. Quando você inicia seu relacionamento com um visitante em seu site, a ponto dele ceder dados pessoais em troca de mais informações, ele se torna um lead.

Ou seja, o lead é uma importante conquista para qualquer empresa, e o objetivo de explorar os resultados advindos do marketing de conteúdo é criar uma rede de potenciais clientes que podem se fidelizar com a marca.

Então, uma empresa de portaria para condomínios, por exemplo, precisa de leads para explorar possibilidades, bem como para oferecer o serviço no momento certo.

Trabalhe o CAC

O CAC, ou Custo de Aquisição de Clientes, é o valor que você gasta com todos os detalhes para transformar um visitante de seu site em cliente. Normalmente, esta métrica está diretamente vinculada ao ROI (Return of Investment).

A matemática é relativamente simples. Você precisa conseguir conquistar um retorno do investimento que compense o custo de aquisição, para que a empresa consiga gerar lucro e melhorar a estrutura de vendas.

Pensando desse modo, uma empresa que trabalhe com CLP preço, por exemplo, deve ter um retorno positivo, para que seja possível diminuir consideravelmente o CAC.

Nesse momento, o marketing de conteúdo é uma excelente forma de gerar engajamento com um custo reduzido, uma vez que você tem um investimento muito baixo e uma taxa de conversão alta.

Conquistar confiança

O marketing de conteúdo é uma importante ferramenta para conseguir conquistar a atenção e a confiança do cliente, principalmente porque quanto mais você conseguir resolver problemas e ajudar seus consumidores com suas necessidades, mais eles notarão sua empresa.

Não é um trabalho rápido, mas o marketing de conteúdo cria toda uma estrutura de apresentação de sua marca como solucionadora de problemas, gerando para você um status de autoridade no nicho em que atua.

Então, uma empresa de, por exemplo, cobertura retrátil preço terá muito mais vendas se o público a identificar como referência no assunto.

Assim, consumidores identificarão mais facilmente seu trabalho e agirão com mais confiança ao observar suas capacidades de produção.

Como fazer marketing de conteúdo?

Esse tipo de estratégia demanda uma série de responsabilidades e atenção para a formação de conteúdo de qualidade, com embasamento e técnica. Não basta simplesmente escrever, é preciso saber do que você está falando.

Isso porque um conteúdo fraco ou cheio de propagandas mascaradas pode acabar tendo um impacto negativo em seus resultados, prejudicando suas outras estratégias de marketing ao longo do processo.

Você pode aplicar o marketing de conteúdo em inúmeras opções, como:

  • Vídeos;
  • Imagens;
  • Redes sociais;
  • E-mail.

As interações que você conseguirá com o público dependem muito do tipo de material que você conseguir escrever. Entretanto, é importante que você pense em solucionar problemas quando estiver lidando com esse tipo de recurso.

Uma excelente estratégia para marcas que já possuem um site especializado, por exemplo, é a criação de um blog,afinal ele permite que você interaja de forma mais pessoal com seus consumidores, trazendo uma proximidade maior para o conteúdo publicado.

A primeira grande vantagem de um blog é sua capacidade de produção. Por se tratar de um domínio próprio, existem poucas limitações sobre o que você pode fazer, além de controlar muito melhor o gerenciamento de resultados dessas publicações.

Embora muitas pessoas pensem que os blogs são uma tecnologia ultrapassada desde o boom das redes sociais, essa afirmação não é verdade. Inclusive, ao criar uma publicação sobre vidro laminado temperado, por exemplo, você pode alcançar um excelente resultado.

As pessoas ainda procuram ativamente conteúdo informativo, então, os blogs tomaram esse espaço de portais e sites mais antigos por sua praticidade e qualidade de escrita.

Através do blog, você é capaz de controlar o avanço de seus leads no funil de vendas, encontrar novos interessados e utilizar o serviço como porta de entrada para que as pessoas conheçam seu trabalho.

Considerações finais

O marketing é um elemento essencial para qualquer empresa continuar existindo. São estas estratégias que atraem novos clientes e criam oportunidades de negócios. Por isso, é importante se manter atualizado e em dia com as novidades do mercado.

Quanto mais você souber como utilizar as ferramentas de marketing a seu favor, melhor será. O marketing de conteúdo é um canal que tem crescido entre essas ferramentas, e se tornou um elemento essencial com o avanço da tecnologia.

Por isso, saber explorar seu conteúdo de forma inteligente e interessante é fundamental para conseguir conquistar um público maior.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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