Sexta, 29 Março 2024

Entenda a diferença e escolha a melhor opção para você.

A decisão de comprar um imóvel deve ser pensada com calma. O primeiro passo é analisar o orçamento, para entender como suas contas ficarão depois da inclusão das parcelas do financiamento. Sabendo o quanto pode investir, é chegado o momento de procurar pela casa ou apartamento que caiba no seu bolso.

Para quem deseja comprar um apartamento, vale a pena pensar se vai investir em um imóvel usado ou que ainda esteja na planta. Até porque o tempo para fazer a mudança será diferente em cada situação. No primeiro caso, basta esperar o antigo morador desocupar o espaço. No segundo, pode levar alguns anos para ver o local pronto.

Caso esteja em dúvida entre um apartamento na planta ou usado, confira as vantagens e desvantagens das duas opções e veja o que pode ser mais interessante para você.

Vantagens de um apartamento usado

Um imóvel usado possui suas vantagens. Entre as principais, podemos citar:

Mais espaço

Os apartamentos mais antigos possuíam plantas maiores, pois eram pensados para terem mais espaço. Não apenas na sala ou nos quartos, mas em todos os cômodos da casa. Por isso, se você procura um imóvel maior, um usado é a melhor opção.

Boa localização

Por terem sido construídos há mais tempo, os apartamentos usados estão em regiões mais centrais das cidades. Pode ser prático para quem precisa morar perto do emprego ou gosta de viver em bairros mais antigos.

Preço mais baixo

O preço é uma das vantagens mais interessantes dos imóveis usados. Há certa pressa em passar o apartamento para frente, logo os valores são bem mais baixos em comparação aos novos ou na planta.

Desvantagens de um apartamento usado

Apesar de suas vantagens, viver em um apartamento usado também tem seus contras:

Custo de condomínio mais alto

O apartamento em si pode estar em bom estado, mas se o restante do prédio é muito antigo e precisa de constante manutenção, esse valor será cobrado no condomínio. Então, prepare-se para lidar com taxas mais altas.

Poucas tomadas disponíveis

A tendência atual é de usarmos muitos eletrodomésticos e eletrônicos que precisam de uma tomada por perto para funcionar. Em apartamentos muito antigos são poucas as tomadas disponíveis para uso e será necessário contratar um eletricista para instalar mais pontos.

Vantagens de um apartamento na planta

Para quem está pensando em comprar um apartamento na planta, as principais vantagens da escolha são:

Pagamento facilitado

A compra de imóveis na planta costuma ser facilitada e com muitas vantagens para o interessado, como uma forma de compensação pelo tempo esperado até poder se mudar.

Sem gastos de reforma

Quando o apartamento estiver pronto, tudo que precisa fazer é pegar as chaves e se mudar. Por se tratar de algo novo, não é necessária a preocupação (e o gasto) com reformas.

Personalização do espaço

Como ainda vai ser construído, o futuro proprietário pode conversar com a construtora e personalizar o apartamento do jeito que desejar, ao menos na parte interna. Pisos, azulejos, revestimentos, portas internas e pias são exemplos do que pode ser adaptado.

Desvantagens de um apartamento na planta

Mesmo se tratando de um imóvel novo, você poderá lidar com desvantagens ao optar por um apartamento na planta:

Atraso na entrega

Como o imóvel não foi construído, a construtora irá repassar um prazo médio de quanto tempo levará para ficar pronto. No entanto, você pode se programar para se mudar e descobrir que há atraso na entrega. Em alguns casos, pode significar mais tempo pagando aluguel antes de finalmente se mudar.

Espaço diferente do imaginado

Não é possível ver o imóvel antes de pronto. Você conta apenas com a maquete apresentada da planta. Por mais que os desenhos 3D sejam modernos e permitam uma boa visualização, o resultado pode diferir daquilo imaginado no momento da compra.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome