Critérios como número de moradores e preferências estéticas ajudam a estimar o número de peças.

Ter um aparelho de jantar bonito e de qualidade é um investimento - seja para desfrutar de uma boa refeição cotidiana, seja para receber visitas em um momento especial.

Mas a dúvida bate no momento de comprar os jogos de jantar e os conjuntos de talheres: qual a quantidade ideal? Um aparelho de jantar 20 peças serve quantas pessoas? Quais fatores devem ser considerados para essa escolha?

Definir o número de conjuntos e peças de jantar é mais simples do que parece. Para isso, é necessário definir critérios como a quantidade de moradores da casa, o número de visitas recebidas, a frequência com que as peças são quebradas e a possível divergência de gostos entre os moradores.

Número de moradores

A quantidade de pessoas na casa é o primeiro fator a se considerar, junto à avaliação de quantas visitas os moradores recebem. A divisão do número de moradores pode ser feita entre um ou dois e de três a seis moradores.

Um a dois moradores

Pessoas solteiras ou casais sem filhos podem contar com aparelhos de jantar de 16, 20 ou 24 peças. A diferença entre eles está na quantidade de modelos diferentes incluídos no conjunto (quatro ou seis tipos de peças) e quantas pessoas ele serve (quatro ou seis pessoas).

Os jogos de 16 unidades incluem quatro tipos de peças, geralmente divididas entre dois tamanhos de pratos, uma tigela e uma xícara. Já os de 20, costumam incluir os mesmos tipos de peças, mas servem cinco pessoas em vez de quatro. Por sua vez, os de 24 unidades contêm seis tipos de peças: xícara de chá, xícara de café, prato raso, prato fundo, prato de sobremesa e tigela.

Copos e taças que não fazem parte dos aparelhos de jantar podem ser contados também pelos kits mínimos. Um kit de copos com seis unidades é suficiente, assim como seis taças de vinho tinto, que costuma ser o mais consumido. Quanto aos talheres, um faqueiro simples de 24 peças é suficiente para atender uma pessoa sozinha ou um casal, bem como eventuais visitas com poucas pessoas.

Três a seis moradores

Embora possa parecer exagerado, casas com três ou mais moradores podem considerar o uso de um aparelho de jantar completo com 42 peças, ou dois de 24 peças. Além disso, passa a ser essencial possuir dois faqueiros simples e kits de copos e taças com 12 unidades, em vez de seis.

Esse número considera, além da possível frequência de visitas (mesmo que com poucas pessoas), a possibilidade do acúmulo de louças sujas. Casas com quatro moradores e apenas um aparelho de jantar, por exemplo, precisam se policiar com a limpeza frequente das peças para que todos possam usar.

Quantidade de visitas

Tendo em mente quantos são os moradores da casa, o próximo passo é definir quantas visitas os moradores recebem em seu lar. A divisão deve ser feita em três grupos: visitas de até oito, até 16 e até 20 pessoas.

Para pessoas que costumam receber até 8 convidados, um aparelho de jantar completo para 12 pessoas é adequado, ou dois conjuntos diferentes que servem seis pessoas. Quanto aos talheres, ao menos dois faqueiros de 24 peças, e os copos, bem como as taças, devem somar no mínimo 12 unidades.

Quando os grupos são de até 16 visitantes, a sugestão é que, além de um jogo completo para 12 pessoas (ou dois para seis pessoas), os moradores contenham um aparelho de jantar extra para oito pessoas. Neste caso, o conjunto extra pode conter apenas pratos. As taças podem somar 24 unidades e, caso necessário, é possível acrescentar seis copos de whisky.

Já, quem é parte de uma família grande ou ama receber grupos de amigos, convidando até 20 pessoas, deve ter dois aparelhos completos para 12 pessoas, além de três faqueiros e três ou quatro kits de taças e copos, dependendo da quantidade de unidades de cada conjunto.

Quebra de peças

Outro fator importante a ser considerado é a frequência com que as peças são quebradas. Em casas com crianças ou com adultos que quebram itens com maior frequência, o indicado é manter um aparelho de jantar completo, que atenda a 12 pessoas, preferencialmente branco e com design básico. Dessa forma, é mais fácil encontrar peças substitutas para as que foram quebradas.

Preferência estética

Este tópico é especial para moradores que desejam investir em aparelhos de jantar que transpareçam sua identidade. É possível que as diferentes partes tenham gostos distintos em relação ao design das peças. Neste caso, o ideal é optar por dois jogos básicos, com a menor quantidade de peças possível, que não destoem e possam ser usados juntos para receber visitas.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente