Se seu site está crescendo você precisa de um.

A hospedagem com servidor VPS é um dos serviços mais indicados para quem quer colocar um site na web. Aqui, vamos falar dos principais benefícios para servidores VPS e explicar como essas aplicações funcionam.

Trata-se de um meio-termo entre a hospedagem compartilhada e um servidor dedicado, tendo um excelente custo-benefício para sites de negócios em crescimento.

Essa é uma opção mais segura e estável comparada à hospedagem compartilhada, pois possui mais recursos e oferece maior autonomia no controle das aplicações.

O que é um servidor VPS?

O VPS (Virtual Private Server ou Servidor Virtual Privado, em português) oferece um servidor virtual que simula um físico. É dividido em várias partições, permitindo que cada usuário instale e administre suas próprias aplicações.

O servidor VPS é separado dos demais, diferente do que acontece na hospedagem compartilhada. Com isso, cada parte tem suas próprias características e recursos de acordo com o plano contratado.

Quais são as diferenças entre servidor VPS e hospedagem compartilhada?

Em comparação à hospedagem compartilhada, um servidor VPS é uma solução moderna e autônoma. Ele é indicado para sites que estão em crescimento, ou seja, aumentando o volume de tráfego a cada mês.

A hospedagem compartilhada é um plano inicial para sites pequenos, que recebem poucas visitas, indicado para usuários que não têm recursos para investir em servidores VPS ou dedicados.

Esse é um ponto de partida para qualquer site. Na hospedagem compartilhada, o seu site dividirá espaço com outras aplicações no mesmo servidor. Já no VPS, você ganha uma partição privada do servidor geral.

Usando um hotel como metáfora, podemos dizer que a hospedagem compartilhada se assemelha a um quarto dividido com vários beliches, onde se convive com outras pessoas num mesmo espaço. Já o servidor VPS é um cômodo privativo em um andar com alguns outros dormitórios individuais.

Quais as principais vantagens e desvantagens do servidor VPS?

O VPS é uma boa opção para diferentes tipos de sites. Como todo servidor de hospedagem, ele possui prós e contras, como mostraremos abaixo.

Vantagens

Autonomia: no servidor VPS, você poderá configurar os recursos conforme suas necessidades, tendo total controle sob a administração do seu site;

Recursos modernos: o servidor VPS também possui recursos dedicados com mais memória e espaço em disco. Isso é importante para deixar o seu site rápido e completo;

Crescimento do site: é possível realizar o upgrade de servidor VPS de forma simples, migrando para servidores mais potentes quando necessário. Isso é importante para quem prioriza o custo-benefício;

Segurança: o site fica hospedado em um ambiente mais seguro, com firewall e certificado SSL, o que garante a proteção contra possíveis roubos de dados e ataques virtuais,

Problemas em outras páginas não afetam o seu site: em uma hospedagem compartilhada, quando um site cai por um pico de tráfego, por exemplo, os demais também caem. Isso não acontece em um servidor VPS, em que você tem uma partição exclusiva para a sua página.

Desvantagens

Necessidade de conhecimento técnico: um servidor VPS é administrado pelo usuário e, para gerenciá-lo da forma correta, é preciso ter conhecimentos técnicos sobre a aplicação. Assim, um erro na configuração pode deixar o site vulnerável a ataques.

Preço mais alto que a hospedagem compartilhada. Se o seu site é novo e recebe poucas visitas por dia, talvez um plano de VPS não valha tanto a pena.

O servidor VPS é uma opção excelente para sites que recebem cada vez mais tráfego e dependem de outros recursos para continuar aumentando a audiência. Essa também é uma alternativa muito boa para quem não possui capacidade de arcar com os custos de um servidor dedicado.

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente