O Human Resource Management, ou a Gestão de Recursos Humanos, é um setor muito importante dentro das empresas, afinal, são esses profissionais que cuidam dos maiores ativos das organizações, as pessoas.

Sem as pessoas, não há estratégias e resultados, não é mesmo? Por isso, é essencial entender sobre esses times e dar a devida valorização para suas atividades.

Pensando nisso, você sabe o que fazer um profissional de Human Resource Management? Vamos falar mais sobre isso!

O que é Human Resource Management?

Antes de falarmos sobre o profissional de fato, é importante entender sobre esse tipo de função. O HRM, Human Resource Management, se refere a Gestão de Recursos Humanos, ou seja, é uma série de técnicas e ferramentas para que os gestores e setores de RH consigam administrar melhor suas pessoas.

A gestão dos recursos humanos tem como objetivo ser a mediadora da organização e funcionários para que essa seja uma relação boa e vantajosa para ambos. Dentro desse objetivo diversas são as estratégias e demandas de um profissional desse setor. Confira!

O que faz um profissional de HRM?

Como dissemos, esse tipo de profissional cuida das pessoas e dentro dessa necessidade diversas são as atribuições. Desde a contratação, jornada do colaborador e até mesmo na demissão, o setor de recursos humanos é essencial.

Separamos algumas das diversas atividades do profissional dessa área, fique ainda mais por dentro do HRM!

Recrutamento e seleção

Os resultados alcançados por uma organização dependem diretamente das pessoas que compõem o ambiente, por isso, o processo de recrutamento e seleção de talentos é essencial.

Atrair os talentos certos, planejar processos eficientes, escolher pessoas alinhadas com a cultura da organização e definir partes burocráticas é essencial para a gestão de Recursos Humanos.

Definição de salários e planos de carreira

Mais do que contratar, é o profissional de Human Resource Management que define os salários dos cargos da empresa. Muitas vezes, isso é realizado em conjunto com os gestores, mas é responsabilidade do HRM cuidar de planos de carreira e todas as questões financeiras do colaborador.

Capacitação e desenvolvimento

Manter as pessoas treinadas e capacitadas é essencial dentro das organizações e por isso é preciso ter políticas e ações de educação corporativa. Essa atividade também faz parte das funções do time de Recursos Humanos.

É essa equipe que faz estudos internos, entende as dificuldades e necessidades das pessoas e cria estratégias de capacitação. Sejam técnicos, de integração ou comportamentais, os treinamentos são essenciais nas organizações.

Vale lembrar que a educação corporativa é algo que está sempre em mudanças e inovações, portanto, é preciso que o profissional de recursos humanos esteja sempre atento às tendências do mercado.

Gerenciamento de performance

Há tempos o RH deixou de ser apenas um setor burocrático, sendo cada vez mais estratégico e importante para todas as operações do negócio. Sendo assim, a gestão de desempenho e performance dos profissionais é também parte da rotina dos profissionais desse setor.

Com tecnologias, cada vez mais são as plataformas e facilidades para esse monitoramento e é crucial definir indicadores e métricas para acompanhar pessoas, grupos e estratégias.

Além de acompanhar as pessoas, o HRM dá feedbacks e contribui ativamente para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas com quem lidam.

Contribui para cultura organizacional

O setor de Human Resource Management é muito importante para a manutenção e divulgação da cultura organizacional. Através de estratégias e atividades desenvolvidas por esse setor para os colaboradores, o profissional de RH divulga missão, visão e valores de forma leve e atrativa.

Mais do que isso, o profissional dessa equipe é também importante para fomentar a comunicação interna e manter o ambiente saudável.

Um bom profissional de HRM deve ser capaz de dominar a área de gestão de pessoas, ter boa comunicação, buscar atualizações e estudo a todo tempo e, claro, entender e compreender a complexidade das pessoas.

Lidar com as pessoas de uma organização é necessário e é através do HRM que diversas ações são realizadas. Ter estratégias nesse setor é preciso e faz toda a diferença para a organização.

Como está o HRM da sua empresa? Agora que você sabe mais sobre o profissional dessa área, fique atento nas ações realizadas!

Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

O que você achou? Comente