Quinta, 25 Abril 2024

A informática sempre foi considerada a profissão do futuro, porém essa realidade mudou, e hoje ela é a profissão em alta no presente. O futuro do postulante à profissão encontrará vários caminhos para escolher, desde o desenvolvimento de software a produção de inteligência artificial.

Todas as áreas da informática sofreram divisões ao longo do tempo, a ponto de se tornarem novas profissões, por exemplo, webmaster, sim era assim era chamado a pessoa que desenvolvia sites, resumindo,era o profissional responsável por criar todas as etapas do desenvolvimento de um site, desde o design a programação final, ela supervisionava todas as etapas, depois a profissão se dividiu entre webdesigner e programador, e hoje já temos, front-end, back-end, UI,UX e algumas outras divisões, cada uma com suas peculiaridade e profissionais distintos.

Essas subdivisões não são exclusividade do desenvolvimento do site. até mesmo na programação, é possível encontrar funções divididas e especializadas, passando de um analista de requisitos a um modelador de dados.

Pensando nessa mutação, sofrida pela informática, as universidades criaram cursos para atender o mercado. Na minha época a federal era dividida entre engenharia da computação e ciência da computação. Hoje a realidade mudou, temos vagas que vão de analistas de sistemas a cientistas de dados.

Para ter acesso a qualquer um dos cursos acima, em uma universidade público será preciso fazer ENEM ou Vestibular, para saber mais é preciso acessar o site da instituição que você tem interesse

É difícil entrar em uma universidade pública para informática?

Os cursos de informática normalmente não são os mais concorridos, porém as notas de cortes costumam ser altas.

De acordo com o site Enem Virtual, a média de corte para cursos de Ciência da Computação é de 681,85 pelo Sisu, e pelo Prouni (Curso com bolsa governamental) é de 699.15.

Em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é preciso ter uma nota acima de 637,95 para alcançar a vaga pelo Sisu e 627,60 para ser aprovado pelo Prouni.

Já para o curso de Sistemas de informação, a pontuação de corte vai de 652,60 para o Sisu E 612,61 para o Prouni.

Para concluir, o curso que exige a maior pontuação, o curso de engenharia da computação, que tem como nota de corte 712,16 no Sisu e 694,64 no Prouni, para ter uma ideia , é possível conseguir uma vaga em medicina com essa pontuação.

Como devo me preparar?

Bem, por ser um curso de exatas, é bom dominar matemática, e ter uma boa noção de física, acredite, física pode ser uma necessidade na maioria das áreas de informática.

A matemática será utilizada o tempo todo, principalmente os algoritmos , palavra que não sairá da vida de um profissional de TI.

A criatividade é outra característica importante em um profissional de TI, mas a maior característica é a curiosidade e o foco. A profissão de TI evolui muito rápido, por isso é preciso estudar sempre, um vacilo, e será difícil acompanhar o ritmo.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome