Quinta, 28 Março 2024

Uma das grandes possibilidades trazidas com as novas tendências do mercado, é a oportunidade de negócio para pequenos e grandes produtores do ramo de decoração e itens para o lar, em especial a marcenaria, cuja procura por produtos só cresce.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ebit/Nielsen, o setor relacionado à venda de itens de casa e decoração registrou um crescimento significativo nos primeiros três meses de 2020, mesma época quando teve início a pandemia do covid-19.

Com o isolamento necessário para proteção sanitária em todo o mundo, muitas pessoas passaram a ressignificar relações com suas casas, aproveitando para reformar, mudar ou implementar novos itens para o lar.

De acordo com pesquisas feitas por um site de compra e venda brasileiro, a procura por móveis teve um aumento de 94,4%, em relação ao período antes da pandemia.

Com isso, muitas pessoas do ramo de móveis têm se favorecido, em especial as do ramo da marcenaria, que cada vez mais se posiciona com um dos melhores investimentos para a casa, passando à frente de tecnologias e utensílios menores.

O investimento na marcenaria

Essa nova tendência de mercado tem feito com que muitos produtores melhorassem suas empresas, disponibilizando cada vez mais locais de compra e venda de produtos, além de introduções em diferentes nichos, criando relações com outras empresas parceiras.

E quem não trabalhava com a prática formalmente passou a se interessar pelas possibilidades de negócios, algo que também ocasionou uma forte procura e pesquisa sobre quais as melhores dicas para criar uma empresa no ramo da marcenaria.

Para isso, além de investimento inicial, é preciso colocar em um planejamento todos os trâmites legais necessários para a abertura de uma loja, bem como as técnicas para atrair mais clientes, procurando destaque diante da concorrência.

Entenda como começar um negócio na área

Na questão de investimento, algumas questões são essenciais, principalmente em negócios voltados à decoração de ambientes.

Profissionalização, resolução de questões burocráticas, como contratação de serviços de contabilidade, e divulgação para o público específico são algumas delas.

Confira abaixo o que você precisa fazer para começar seu negócio de marcenaria o quanto antes. E o melhor, destacando-se da concorrência:

Aperfeiçoe suas técnicas

Muitas pessoas que sabem trabalhar com marcenaria podem ter aprendido com familiares, ou podem ter buscado conhecimento sozinhos, tanto por demandas de empregabilidade quanto por questões relacionadas ao prazer e gosto pela prática.

Independentemente do caso, é importante avançar os conhecimentos sobre técnicas se você pretende trabalhar com isso profissionalmente, ou seja, em uma loja física.

Essa busca por maior conhecimento também está atrelada a uma forma de entender o mercado como um todo, e nisso estão incluídas tendências, principais procuras de clientes, técnicas inovadoras, ferramentas para marcenaria e outras possibilidades.

Além disso, você estará sempre em uma posição de troca com outras pessoas do mesmo ramo, algo essencial para pessoas que querem fazer networking ou até mesmo procuram sócios ou colaboradores para seus negócios.

Investimento inicial

Entendendo melhor como está o mercado e as melhores formas de trabalhar na construção de peças de marcenaria, o próximo passo é correr atrás de investimento para o seu negócio, algo essencial para o funcionamento de tudo posteriormente.

Se você trabalha em outro local e quer sair para montar seu próprio negócio, é interessante ter em mente a quantidade de dinheiro que poderá ser necessária para o investimento inicial, algo que, provavelmente, pode não ser barato.

Para trabalhar com marcenaria é necessário ter um amplo espaço de trabalho, de preferência um galpão onde possa servir tanto para armazenar o material pronto para entrega ao cliente, quanto para a produção das peças.

Como em qualquer outro negócio, é preciso pensar no local onde o cliente será atendido, o local de descanso e lazer dos funcionários e também locais para armazenamentos de itens pessoais, como em um armário de aço inox.

Também é preciso pensar no investimento dos materiais de trabalho, como furadeiras, serras, equipamentos para acabamento, enquadajeiras e outras ferramentas.

Além disso, é importante ter em estoque os seguintes materiais para fabricação de móveis e objetos, geralmente utilizados em marcenarias:

  • MDF;
  • Compensados;
  • MDP;
  • OSP;
  • Entre outros tipos.

É importante ter em mente também a quantidade de colaboradores que a empresa terá, bem como a providência de questões legais, como pagamentos de salários, assinaturas de carteiras e outros trâmites facilmente resolvidos com uma assessoria jurídica.

Legalizações necessárias

Não esqueça que, antes de tudo, para abrir uma empresa é preciso providenciar a abertura de um registro de pessoa jurídica, o que muitas vezes pode facilitar processos de compras e aquisições de imóveis, por exemplo.

Uma boa proposta para empreendedores que estão começando é a opção pela abertura de um MEI, um tipo de registro de pessoa jurídica destinado para microempreendedores.

Essa é uma forma barata e benéfica de começar a resolver os trâmites legais da sua futura empresa. Isso porque, além do MEI oferecer inúmeras vantagens para o empresário, como auxílios e descontos, é uma modalidade simples para o caso de encerramento de empresa.

Divulgação é essencial

Com todos os processos feitos, bem como aquisição de produtos necessários, sua empresa já pode começar a produzir. Mas para isso, é preciso saber onde estarão os clientes e compradores, que no caso serão a porta de entrada para os seus primeiros lucros.

Para começar a se tornar visível no mercado, é importante que você pesquise as principais tendências em relação à marcenaria e produza itens para serem demonstrativos.

Em seguida, comece uma divulgação nas redes sociais. No último ano as maiores compras de decoração e imóveis foram feitas por meio da internet e das plataformas, sendo esta última uma das melhores formas de pesquisar por novos negócios.

Passe a produzir cada vez mais conteúdos, oferecendo demonstrações de usabilidade de produtos como piso laminado de madeira, buffet para salas, ventiladores de madeiras, cabideiros, camas, armários e outras possibilidades.

Foque sempre em escolher públicos certos do seu negócio e anunciar conteúdos relacionados à sua empresa ou aos seus produtos.

É interessante também que essas pessoas entendam de que forma podem usar suas criações em casa. Por isso, se puder, considere investir em fotos de alta qualidade de seus móveis e objetos em uso, com decoração e inserção de pessoas no cenário, por exemplo.

Uma boa dica é implementar esses conteúdos disponibilizando dicas para seus clientes sobre a utilização e cuidados com os produtos. Por exemplo, você pode fazer um vídeo falando sobre o melhor verniz para piso de madeira.

Procure por parceiros

Em relação aos móveis e decorações, são inúmeras as empresas que você pode se tornar parceiro, afinal, quanto mais inédito e diferente for o seu produto, mais possibilidades ele terá em se integrar a outras criações.

Por exemplo, uma loja em sua cidade focada em decoração de interiores com peças como uma prateleira aço inox pode ter interesse em objetos de decoração de marcenaria, para mesclar formas e tipos de material em um ambiente.

Essa forma de parceria também pode acontecer com os próprios decoradores. Estes são profissionais que estão constantemente em busca de novidades no ramo de móveis e decoração, por isso quanto mais você chamar atenção, mais vendas você terá.

Faça uma pesquisa detalhada sobre alguns profissionais da sua cidade e entenda qual a linha editorial que eles trabalham, principalmente, em relação ao estilo de peças.

Em seguida, procure disponibilizar catálogos ou até mesmo envio de peças para testes, justamente como uma forma de se aproximar de quem poderá ser responsável pela popularização de suas produções.

Por fim, essas parcerias também podem acontecer em feiras e eventos do ramo. Procure sempre participar dessas reuniões, é uma boa chance de conhecer concorrentes, tendências e também expor seu trabalho para futuros compradores.

Considerações finais

Durante o processo de abertura de uma empresa é importante entender qual ou quais áreas você realmente deseja trabalhar.

Você pode, por exemplo, escolher trabalhar apenas com reformas ou até mesmo com a distribuição de itens para marcas ou empresas já consagradas, algo que se torna mais fácil para quem está começando e precisa de capital.

Uma outra opção é fazer apenas encomendas para pessoas da sua cidade, com peças desenhadas exclusivamente para clientes. Essa é uma escolha interessante para empresas que preferem trabalhar de forma fixa com projetos de valores superiores.

Independentemente da sua preferência de mercado, é ideal que você siga as etapas apresentadas, pois elas serão meios fáceis de abrir sua empresa e começar nesse ramo com o mínimo de erros.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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