Quinta, 25 Abril 2024

Qualidade, tipo do tecido e higienização das peças fazem toda a diferença.

Todo mundo gosta de deitar em uma cama macia e limpinha. No entanto, o que muita gente não sabe é que as características e a higiene das roupas de cama, assim como das toalhas de corpo e rosto, têm tudo a ver com a saúde da sua pele.

Esses materiais podem contribuir para o surgimento ou o agravamento de alergias, que causam desconfortos, vermelhidão e coceira, especialmente, naqueles que têm tendência a desenvolver esse tipo de doença.

A roupa de cama pode causar cravos e espinhas?

Pode parecer exagero, mas roupas de cama que passam muito tempo sem ser trocadas podem ajudar a aumentar a oleosidade da pele, favorecendo o surgimento de cravos e espinhas. Quem tem a pele seca também pode ter o caso agravado, pelo mesmo motivo: a sujeira.

As bactérias, os ácaros e os resíduos de pele morta que vão se acumulando no tecido acabam entrando em contato com a pele durante as horas em que estamos deitados sob os lençóis e a fronha.

A recomendação dos especialistas é trocar toda a roupa de cama, pelo menos, uma vez por semana, inclusive, as toalhas de banho e rosto. Dessa forma, sua pele corre menos risco de entrar em contato com substâncias que podem fazer mal a ela. Isso sem falar que a sensação de limpeza é uma delícia.

O tecido das peças faz diferença para a pele?

Nem todo mundo se faz essa pergunta na hora de comprar roupas de cama e toalhas, mas a verdade é que ela deveria ser obrigatória. Além do conforto para o toque, o tipo e a qualidade do tecido influenciam a saúde da pele, por motivos óbvios, já que ficam várias horas em contato com ela.

Sempre que possível, opte por tecidos naturais, já que os sintéticos podem irritar a pele com mais facilidade. As peças 100% algodão são muito confortáveis e perfeitas para deixar a pele respirar.

Além disso, esse é um tipo de tecido fácil de higienizar, o que evita a presença de ácaros, bactérias e pele morta. Os preços variam bastante em função da trama e quantidade de fios — quanto mais fios uma peça tiver, mais confortável ela será, com toque mais aveludado.

A seda também é um tipo de tecido muito confortável para as roupas de cama. Inclusive, esse é um dos tipos mais indicados para os alérgicos, porque também é natural. Por serem mais nobres, essas peças costumam ser um pouco mais caras, mas o investimento vale a pena.

Se você não pode gastar muito com tecidos 100% naturais, uma dica é checar a composição dos sintéticos e escolher aqueles que tenham, pelo menos, uma porcentagem de fibras naturais.

Há opções de peças que são 50% naturais, com 50% de algodão e, ainda assim, bastante confortáveis e não costumam fazer mal para a maioria das peles. No entanto, quanto menos natural for o tecido, mais cuidado você deve tomar com a higienização.

O quarto também pode influenciar nisso?

Além de manter as peças sempre limpas, é importante eliminar os focos de mofos, bactérias e ácaros do móvel, tanto do quarto, quanto do espaço em que elas serão guardadas. O ideal é que as janelas sejam abertas, no mínimo, em um período do dia, para que o sol possa entrar.

Em geral, quanto mais arejado for o ambiente, melhor. No entanto, é preciso tomar cuidado se você vive em uma região em que abrir as janelas pode fazer entrar poeira ou fuligem no cômodo. Neste caso, as roupas de cama devem ser lavadas com uma frequência um pouco maior.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome