Quarta, 24 Abril 2024

O trabalho em gestão empresarial faz parte da rotina de qualquer empresa, sendo importante para organizar o negócio como um todo.

É a gestão que distribui as funções das equipes, desde o setor financeiro até o trabalho feito pelos estagiários (se houver). Para fazer uma boa gestão, é preciso dominar alguns conhecimentos.

São eles que vão proporcionar ao responsável as habilidades necessárias para fazer o negócio crescer e se sustentar dentro do mercado de atuação.

Por mais experiente que o gestor seja, sempre há mudanças, atualizações e informações que precisam ser de seu conhecimento. Somente dessa forma ele vai conseguir fazer um bom trabalho e coordenar o negócio.

Além da graduação, existem outras opções que ajudam a enriquecer os conhecimentos de quem cuida da gestão de uma empresa.

São maneiras interessantes de adquirir conhecimento, pois nem sempre quem abre um negócio tem uma graduação ou curso nessa área. Mesmo assim, muitas pessoas desejam e precisam conhecer mais sobre esse trabalho.

Pensando nessa necessidade, neste artigo, vamos falar sobre o que é gestão empresarial, sua importância e dar algumas dicas para acrescentar mais conhecimento a quem se interessa pelo assunto.

O que é gestão empresarial?

A gestão empresarial visa conduzir melhor os negócios para atingirem resultados satisfatórios. Para isso, é preciso organizar processos, cuidar dos recursos humanos, fazer controle das finanças e materiais, além de tudo o que o envolve.

Essa gestão cuida de todas as áreas de uma empresa, fazendo com que todos os setores funcionem adequadamente e tenham bom desempenho.

Nem todos que abrem um negócio conseguem ser o seu gestor, isso porque é necessário ter alguns conhecimentos administrativos para que ele possa crescer e se expandir.

É uma necessidade, pois por mais que uma empresa ofereça as melhores condições quando alguém pesquisa sobre seus produtos e serviços, como automação residencial iluminação preço, seu futuro ainda depende da competência do gestor.

Se ele for competente, a organização se destaca perante a concorrência e sobrevive às instabilidades do mercado.

Importância da gestão empresarial

Por cuidar de todas as áreas da empresa, a gestão empresarial é um conceito abrangente, pois ela cuida de tudo o que diz respeito ao negócio, como:

  • Definir metas;

  • Organizar processos;

  • Fazer planejamento estratégico;

  • Analisar custos;

  • Cuidar da área de compras e vendas;

  • Fazer pagamentos e recebimentos;

  • Contratar e demitir;

  • Entre outros.

Todas essas áreas dependem de uma boa gestão, seja em uma fabricante de móveis planejados residencial ou um pequeno café. Dessa forma, não se trata apenas de algo importante, mas também fundamental para o rumo certo do negócio.

Uma boa gestão evita erros como gastar além do orçamento, adquirir ou manter equipamentos que não são usados, queda de produtividade, processos ineficientes de cobrança e outros.

Esses e outros erros devem ser evitados, principalmente em um cenário econômico instável como o do Brasil, que registra mais fechamentos do que aberturas de negócios.

Essa realidade não depende apenas da situação do país, pois de acordo com o próprio SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a deficiência de gestão também colabora para esse cenário.

Dentre os problemas apontados estão desconhecimento sobre o mercado e a concorrência, características de fornecedores e público-alvo, bem como falhas no controle financeiro.

Dessa forma, sem uma boa gestão empresarial, nenhuma empresa consegue sobreviver, mesmo que o cenário econômico do país seja dos melhores.

Dicas para estudar gestão empresarial

Ter uma faculdade de Administração pode ser uma boa, mas é no dia a dia do negócio, como uma empresa de limpeza de cadeiras estofadas, que o gestor vê como tudo realmente funciona.

Por isso, é importante se manter sempre atualizado, por meio de fontes seguras, como os blogs sobre o assunto.

É impossível encontrar dezenas de endereços na web que falem sobre gestão empresarial, até porque eles falam a respeito de tudo o que engloba esse universo.

Por meio deles, é possível ter acesso, por exemplo, a dicas de como fazer uma boa gestão, de acordo com o tamanho do negócio, dicas financeiras, conteúdos com novidades e materiais completos com e-books e webinars.

Além dos blogs, o gestor de uma pequena empresa de obras e reformas SP pode recorrer a profissionais experientes da área. Existem, por exemplo, os coachings, que são pessoas especialistas no assunto e que orientam os gestores em sua jornada.

Também existem aqueles que prestam consultoria, ou seja, auxiliam nas tomadas de decisão e em momentos mais críticos. Alguns profissionais também oferecem palestras, um bom investimento para aprender mais sobre gestão.

Também existem os cursos, inclusive na modalidade on-line e de curta duração, para aprender mais sobre gestão empresarial dos mais variados ramos.

Costuma ser bastante completo e dá ao aluno uma visão ampla dos processos de gestão, planos estratégicos e rotinas administrativas.

Por meio desses cursos, o gestor de uma loja de móveis planejados quarto infantil, por exemplo, vai obter conhecimentos acerca de departamentos como Recursos Humanos, Financeiro, Marketing, Logística etc.

Dessa forma, ele pode exercer funções dentro de diferentes setores, exercendo práticas fundamentais como análises contábeis, recrutamento e seleção, contato com agências de comunicação, trabalhos em estoque etc.

Além disso, investir nesses cursos melhora a capacidade de liderança do profissional, o que reflete diretamente no relacionamento dele com os colaboradores.

Outra opção são as palestras sobre gestão empresarial, fornecidas por empresas e instituições de ensino, e até em eventos da área.

Vários assuntos são abordados, mas todos, de alguma forma, relacionados à gestão empresarial. Além de obter conhecimentos provenientes de um profissional experiente da área, as palestras são excelentes locais para melhorar o networking.

Ou seja, é uma oportunidade de conhecer outros profissionais da área para trocar informações e experiência, aumentando ainda mais os conhecimentos.

Muitas universidades e empresas, como uma fabricante de chapa mdf madeirado oferecem webinars, que são eventos interativos que trazem muitas informações sobre determinado assunto.

Eles podem ser transmitidos no site da organização ou em plataformas de vídeo, como o YouTube. Essa conversa traz muitas informações pertinentes à gestão empresarial e são excelentes fontes de conhecimento.

Por fim, outra opção são os eventos corporativos abertos ao público. Muitas empresas, principalmente as mais reconhecidas do mercado, costumam realizar eventos corporativos para falar sobre tudo o que envolve as empresas.

Elas dão dicas e contam com a presença de profissionais reconhecidos para apresentarem palestras e outras atividades. Vale a pena conferir e conhecer um pouco sobre como elas trabalham, para aplicar alguns conceitos ao seu negócio.

Tipos de gestão empresarial

Agora que você já conheceu algumas maneiras de adquirir mais conhecimentos sobre gestão empresarial, vamos falar sobre os três tipos que podem ser aplicados a todo tipos de empresa, como uma de manutenção de bombas de água.

O primeiro é conhecido como Cadeia de Valor, e foi introduzido por Michael Porter em 1985. Nele, é feita uma análise de todas as atividades da empresa, para medir seu valor perante o público e a concorrência.

Com isso, é possível aumentar a sua rentabilidade, tornar o negócio mais competitivo no mercado em que atua e reduzir os seus custos.

O segundo tipo é conhecido como Ciclo de Inovação, que visa processos criativos para inovar, desde a criação, passando pela implementação e capitalização de projetos.

Tudo o que é feito dentro da organização tem esse foco, com o objetivo de elevar a sua competitividade. Ele foi desenvolvido por Joseph Schumpeter, um dos principais criadores da gestão empresarial.

Por fim, nós temos o Ciclo de Deming, criado por William Edwards Deming, que acredita que as ações dentro da empresa são cíclicas, desenvolvidas em 4 fases, sendo planejar, desenvolver, checar e agir.

Seu objetivo é a melhoria contínua, o que torna as ações mais ágeis e a gestão mais eficiente.

Conclusão

A gestão empresarial é um processo fundamental para qualquer empresa, desde uma grande fabricante de maquina de piso de concreto até uma pequena loja de artigos para o lar.

Sem ela, o negócio pode desandar e se prejudicar de maneira irreversível, fechando suas portas. Um modelo de gestão depende dos conhecimentos do gestor, por isso, ele precisa estar sempre atualizado e conhecer bem a empresa.

Buscar fontes de informação seguras é o melhor caminho para garantir a estabilidade do negócio, seu sucesso e crescimento, e tudo isso passa pelos processos de gestão empresarial.

Seja na parte financeira ou na comunicação com os colaboradores, tudo deve ser bem guiado e controlado, principalmente para sustentar o negócio no mercado.

Com as dicas deste texto, com certeza você encontrará saídas para aumentar o seu conhecimento, bem como para aplicar as melhores estratégias de gestão para a sua empresa.  

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome