Sexta, 29 Março 2024

A área de administração de empresas é uma das mais cotadas para os cursos de graduação. Isso se deve ao ótimo índice de empregabilidade do setor, visto que toda organização precisa de um administrador.

Além do mais, para quem não deseja trabalhar no ramo corporativo, há outras opções disponíveis para quem cursa administração, por exemplo, iniciar a carreira como empreendedor, secretário executivo, consultor de empresas, professor universitário, entre outras modalidades.

Por esse motivo, é importante conhecer as especificações da graduação para se encontras as possibilidades na carreira de administração de empresas.

A fim de te ajudar nessa empreitada, o artigo de hoje foi elaborado com algumas dicas sobre mercado de trabalho e opções de atuação como administrador(a). Quer saber mais? Então, acompanhe o texto!

Como é o curso de Administração?

O curso superior de Administração é ofertado em grau bacharelado, disponível nas modalidades presencial ou a distância. Hoje em dia, há modalidades tecnológicas ou de nível técnico, para uma formação mais rápida.

A intenção é preparar os alunos para os processos de gestão de negócios. Dessa forma, eles podem atuar em empresas de administração de condomínios, mas também em muitos outros empreendimentos (comércios, indústrias, etc.).

A Administração é uma área muito ampla, pois ela requer que o profissional tenha conhecimento de todos os departamentos de uma empresa, para que os negócios funcionem de maneira harmoniosa e organizada.

Por esse motivo, o curso foca muito na eficiência organizacional, tendo como base a otimização de processos e a redução de gastos.

Durante a graduação, os estudantes lidam com diversas disciplinas na área das Ciências Exatas (finanças, matemática, estatística) e de Humanas (psicologia, gestão, economia). Ou seja, é um curso bem amplo e dinâmico.

Por essa razão, a Administração é considerada uma área plural, com vastas oportunidades de carreira, além da organização de empresas.

Vale dizer que a revolução tecnológica tem mudado bastante os modos de trabalho dos administradores. Daí a importância dos profissionais estarem sempre atentos às tendências do mercado e atualizados às novas tecnologias de automação.

Quais são as principais áreas de atuação?

Quem é formado em Administração pode escolher inúmeras áreas para atuar. Daí o porquê do curso ser tão requisitado, sendo uma opção muito viável para quem gosta de trabalhar com várias frentes dentro de uma empresa.

Entre algumas possibilidades de carreira, destacam-se:

Recursos Humanos

A área de Recursos Humanos lida com a gestão de pessoas, sendo o departamento responsável pela seleção, treinamento e aprimoramento dos colaboradores. Além disso, é o setor focado no compartilhamento dos valores da empresa.

Desse modo, se um empreendimento de montagem de placas solares tem como intuito promover uma sociedade mais sustentável, os profissionais de RH devem saber como transparecer esse valor para toda a empresa, mesmo em pequenos atos.

Mas além disso, a gestão de pessoas lida com outros assuntos, como:

Política de salários;

Planos de carreira;

Assessoria trabalhista;

Orientação dos funcionários;

Entre outros.

Ou seja, é uma área de atuação bastante ampla, mas com o foco principal no aprimoramento das pessoas envolvidas na organização.

Administração financeira

Esse é um dos departamentos mais famosos quando se fala em Administração. De fato, muitas pessoas tendem a associar o curso com o gerenciamento de recursos financeiros de uma empresa, mas é preciso enfatizar que a carreira vai muito além disso.

No entanto, é uma das oportunidades para os profissionais que gostam de lidar com orçamentos, diagnóstico de capital, análise de crédito, entre outras funções.

Vale dizer que o profissional deve saber como verificar os investimentos, como a compra de um sensor de proximidade industrial e o retorno financeiro de tudo isso. O acompanhamento do fluxo de caixa é outra atividade primordial para o ramo financeiro.

Logística

A logística é a área especializada na aquisição, estocagem e transporte de materiais, incluindo matéria-prima e distribuição de produtos finais.

Em muitos casos, o departamento opera em conjunto com a Administração de Produção, mas algumas atividades são feitas fora dos limites da empresa (como o próprio transporte de mercadorias aos clientes).

Dessa forma, o administrador que atua na logística deve verificar a correta forma de transporte de uma máquina de bloco, por exemplo, considerando os fatores climáticos, o tempo de movimentação, além dos melhores canais de distribuição.

Ou seja, o profissional faz toda a coordenação logística nas empresas.

Marketing

O marketing é um dos departamentos que mais cresce nas empresas, devido à sua importância na comunicação, promoção e propaganda. Quer dizer que é a área responsável por compartilhar a imagem da instituição com a sociedade.

Por exemplo, no lançamento de um novo sistema cortina de vidro, é o setor de marketing que irá atuar na promoção do produto, para que potenciais clientes possam conhecê-lo e, desse modo, contribuir com as vendas da empresa.

Sendo assim, o administrador irá fazer a avaliação de campanhas publicitárias, definir o público-alvo, além de colaborar com iniciativas de divulgação.

O marketing também avalia as oportunidades e ameaças do mercado, que podem servir como fatores de influência em campanhas.

Consultoria

O serviço de consultoria envolve a avaliação dos processos em execução nas empresas e a sugestão de iniciativas que podem expandir os negócios.

Por exemplo, o conserto de caldeiras de aquecimento pode ser uma ação fundamental para melhorar o clima organizacional e contribuir para o aumento da produtividade dos colaboradores na indústria.

O principal objetivo é sempre melhorar as atividades do negócio e contribuir para o lucro.

Hoje em dia, é possível encontrar consultores internos (que ficam dentro das empresas) ou externos (contratados para uma avaliação). Tanto que há empreendimentos administrativos especializados na prestação de serviços de consultoria.

Planejamento estratégico

Com o avanço tecnológico, muitos softwares de automação conseguiram diminuir o trabalho burocrático dos administradores.

Dessa forma, a carreira se voltou para questões relacionadas ao planejamento estratégico, como definição dos meios e alocação de recursos para as organizações.

Essa área é muito ampla e envolve diferentes níveis de atuação. Ou seja, os administradores de início de carreira podem assumir a figura de líderes, enquanto os mais experientes tratam da organização como um todo.

No planejamento estratégico, a principal função do administrador é alinhar as atividades com as diretrizes gerais da empresa.

Comércio exterior

O mundo está cada vez mais globalizado e, como consequência, muitas empresas estão expandindo seus negócios para outros países.

Quando isso ocorre, é função do administrador verificar as legislações, condições e negociações com outros territórios, em uma atividade que envolve planejamento estratégico, logística e gestão de pessoas.

Afinal de contas, o comércio de um armário de aço escolar preço diferenciado para outro país deve ser feito em conformidade com os acordos legais, tanto do Governo brasileiro quanto a política do país de destino (e vice-versa).

Auditoria

Essa área se relaciona diretamente com o âmbito do Direito, pois envolve a análise de processos, documentos e atividades da organização, em busca da conformidade com as leis e padrões estabelecidos pela política.

Uma das principais auditorias é o balanço patrimonial das empresas, que define a situação dos bens, direitos e obrigações da instituição.

Entretanto, a auditoria também pode envolver a contratação de recursos para determinados serviços, como para aplicação de sinteco SP, gestão de pessoas, entre outros.

Gestão ambiental

Uma área que está ganhando cada vez mais destaque na Administração é a gestão ambiental. Isso se deve ao crescimento de políticas sobre sustentabilidade, bem como aos inúmeros deveres das empresas para com o meio ambiente.

Sendo assim, o administrador será o responsável por planejar iniciativas de desenvolvimento sustentável nas organizações e equilibrar as demandas ecológicas.

Algumas atividades são: a correta armazenagem e distribuição de resíduos, o reaproveitamento de materiais, o aumento da vida útil dos equipamentos, etc.

Hoje em dia, muitas empresas já perceberam o quanto o desenvolvimento sustentável contribui para a redução de custos.

Por esse motivo, o investimento na área de gestão ambiental é cada vez mais crescente, já que é possível aliar lucros com a proteção dos recursos naturais.

Considerações finais

Como percebemos, a carreira de Administração oferece uma série de possibilidades para os profissionais, que podem atuar em muitas frentes de organizações públicas e privadas.

Por essa razão, a formação do administrador é muito ampla e abrangente, envolvendo diversas áreas do conhecimento, mas também desenvolvendo habilidades diferenciadas para a gestão dos negócios.

Importante ressaltar que o administrador de empresas conta com um conhecimento prévio para investir na carreira de empreendedor, o que é ótimo para quem está em busca de abrir a própria empresa.

Ou seja, para quem está em dúvidas se a Administração é um curso que realmente vale a pena, basta só observar as muitas possibilidades da carreira!

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome