Sábado, 20 Abril 2024

Planejamento e mudanças de hábitos são essenciais para fazer economia.

Quem está passando por um aperto financeiro sabe que economizar é a única saída para essa situação. Cortar gastos, mudar hábitos e ter uma atenção maior com as finanças da casa são medidas essenciais para ter uma saúde financeira maior, revertendo ou evitar as dívidas.

Conseguir essa economia não se trata apenas de comprar o produto mais barato ao fazer as compras. É necessário mudar alguns hábitos e ter planejamento com os seus gastos, para garantir que você reduza as suas despesas.

Será que, agora, você já está fazendo tudo o que pode para gastar menos? Confira, nesta checklist, algumas dicas sobre como economizar e melhorar a sua situação financeira.

Planejamento

O primeiro passo para construir uma rotina com menos gastos é planejar o que você irá gastar ao longo do mês. Para isso, é necessário fazer o levantamento apropriado da renda da sua casa e de todas as despesas, como forma de detectar aspectos que precisam ser alterados.

Para isso, coloque esses gastos no papel. Lembre-se de ordená-los a partir dos mais importantes, como contas de água, luz, internet, aluguel, condomínio e compras de supermercado. Isso irá permitir que você veja, com facilidade, se as despesas mensais estão sendo maiores que a receita da casa.

Se este for o caso, avalie o que pode ser descartado. Converse com sua família e veja quais gastos são considerados supérfluos e podem ser cortados. O levantamento fará com que a identificação dessas despesas seja fácil. Esse corte, certamente, irá proporcionar uma economia para a sua casa.

Pagamento à vista

Se o seu orçamento está apertado, a melhor forma de não comprometê-lo ainda mais é realizar o pagamento à vista de suas compras e contas. Essa mudança de atitude evita que você contraia novas dívidas com cartão de crédito ou cheque especial e, consequentemente, não tenha que sofrer com os juros altos dessas opções.

O pagamento à vista ainda tem outras vantagens. Com ele, você garante que não irá precisar sobrecarregar o seu orçamento nos próximos meses, de forma a não comprometê-lo. Também é possível aproveitar descontos em algumas lojas, já que muitas delas costumam oferecê-los junto desta modalidade.

Lista de compras

Ter uma lista de compras para ir ao supermercado é uma excelente maneira de reduzir suas despesas. Uma vez que você a prepara, diminui as chances de comprar aquilo que não precisa ou que pode ser adiado para outro momento.

Evite fazer essa lista na hora que for sair de casa para comprar. À medida que for reparando o que precisa ser adquirido para o lar, já comece escrever em um bloco de notas. Assim, você não irá esquecer de nada.

Atenção com promoções

Por um lado, promoções e descontos são uma excelente maneira de economizar. Contudo, é necessário tomar muito cuidado com elas, uma vez que há o risco de você ficar tentado a realizar uma compra que, na realidade, é desnecessária.

Portanto, tenha muita atenção com promoções do tipo “leve 4, pague 3”, caso você só precise de uma unidade do produto. Se algo estiver com 50% de desconto, pode aparentar ser uma boa, mas avalie se você realmente necessita daquilo. São essas precauções que evitam gastos supérfluos.

Comida caseira

Um gasto que muitos podem não considerar em um primeiro momento é o de pagar para comer fora de casa, não somente a comida do almoço, mas também de lanches durante o expediente ou o intervalo das aulas. Contudo, ao final do mês, essas pequenas compras pesam no orçamento.

Uma forma de reduzir esses gastos é trazer comida de casa. Procure levar uma marmita para almoçar no trabalho, por exemplo, em dois ou três dias da semana. Você também pode levar lanches, como frutas, para evitar comprar na cantina da escola/faculdade ou na lanchonete perto do escritório.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome