Sábado, 20 Abril 2024

Para quem tem uma loja física a internet pode gerar uma sensação de concorrência, mas na verdade, ela pode ser fundamental para a manutenção dos seus negócios. Diversa instituições, como é o caso do Sebrae, investem em capacitação de empresários para que eles compreendam como usar a internet para atrair mais clientes.

Vamos supor que você tenha uma ótica, uma floricultura ou mesmo uma oficina mecânica, todos estes estabelecimentos podem gerar novos negócios com o uso de uma boa estratégia de marketing digital.

Soluções como Google Meu Negócio, Instagram, Facebook e WhatsApp caminham juntas para gerar uma aproximação das suas soluções com quem precisa delas.

Porém, é necessário compreender bem o funcionamento deste universo digital para usufruir dos seus benefícios.

Conquiste novos negócios

Entender o comportamento de consumo do seu público-alvo vai ser muito útil para você ter sucesso em atrair clientes pela internet.

A dica aqui é para que você mapeia seus produtos e serviços e identifique em quais situações eles são úteis para um consumidor.

Depois, anote os diferenciais deles, quem são os seus concorrentes, quais são os valores que eles geram e também quais são as percepções dos seus consumidores.

Todos estes dados serão úteis na hora de divulgar seus serviços e usar a internet para atrair mais clientes.

Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio

Muitas pessoas andam pela cidade guiadas pelo mapa do Google. Elas vão de casa ao trabalho, da faculdade para casa ou mesmo como turistas em uma nova região.

Ao cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio (GMN) você faz ela existir virtualmente e aparecer em destaque para quem estiver nas proximidades.

Além disso, oriente sua equipe de vendas para pedir pedir aos visitantes que deixem um comentário sobre os seus serviços. A sua página dentro do GMN.

Quanto mais interações sua página tiver, mais destaque você terá. Logo, mais visibilidade e mais negócios para sua empresa.

Explore as redes sociais para receber feedbacks

Além de colocar a sua empresa no Google Meu Negócio, é recomendável que você crie perfis dela nas redes sociais mais usadas por seus clientes.

Faça uma pequena pesquisa com seus clientes para descobrir quais são as redes que eles estão presentes. Por exemplo, Facebook, LinkedIn, Instagram, TikTok, Pinterest, Snapchat, etc.

Depois de saber em qual rede atuar, é hora de estudar a linguagem usada nela e adaptar a sua comunicação para ter relevância. Lembre-se, todo conteúdo criado deve gerar interação, caso contrário, será desperdício de tempo e dinheiro.

Além de marcar presença na cabeça dos seus atuais ou futuros clientes, você pode explorar esse canal também para testar novas ofertas, promoções e fazer uma venda consultiva.

Dependendo do tipo de negócio, solicite também que os clientes façam check in no seu estabelecimento em troca da liberação da senha do wi-fi ou algum brinde.

Ofereça um atendimento personalizado no WhatsApp

Este aplicativo veio para facilitar a comunicação entre as pessoas e passou a ser usado por diversas empresas para intermediar o contato com seus consumidores.

Estabeleça um horário de atendimento e organize-se para cumpri-lo. Deixe esta informação visível em suas redes sociais, no seu estabelecimento e também em sua página no Google Meu Negócio.

Atenda cada pessoa no WhatsApp com empatia e não use termos técnicos nas respostas das suas dúvidas.

Colete os dados de cada contato e armazene em uma planilha ou em um sistema de controle de vendas online para que novos atendimentos sejam mais personalizados. Este tipo de atitude vai te ajudar a fidelizar os clientes!

Este controle no atendimento vai ser útil para que você entre em contato com os consumidores no futuro para divulgação de novos produtos ou serviço, uma promoção ou parceria relevante para eles.

É hora de usar a internet para atrair mais clientes

Ter um perfil ativo na internet vai ampliar as fronteiras do seu negócio e permitir que mais pessoas conheçam as suas soluções.

É possível ainda fazer uma campanha de publicidade segmentada por geolocalização para atingir consumidores que estejam na sua área de atuação, evitando o desperdício de dinheiro e otimizando os resultados.

O ideal é que você tenha uma pessoa destinada a cuidar do seu marketing digital para padronizar os atendimentos online. Isso vai ajudar a compreender as necessidades e usar a mesma linguagem em cada interação.

Depois disso, estabeleça metas e monitore o desempenho dos seus canais digitais para conseguir melhores resultados.

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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