Sexta, 19 Abril 2024

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias dentro do marketing digital, que pode ajudar a mudar a realidade de um negócio, mesmo em tempos de crise. Para usá-lo em épocas difíceis, como a que estamos vivendo, basta que a empresa saiba como lidar com sua verba.

As crises econômicas são mais comuns do que imaginamos, elas podem ser pessoais ou impactar todo um país e até o mundo, como temos visto. É uma realidade que está sempre em pauta, a qual todos estamos sujeitos.

Geralmente, ela aparece para aqueles que não têm o hábito de planejar, agem por impulso ou desconhecem alguns segredos e estratégias que podem ajudar o negócio a superar o momento.

Só que a primeira coisa que vem à mente é o corte de gastos e a tentativa de continuar lucrando. E nesse corte, geralmente, está uma das partes mais importantes da empresa: o marketing digital.

Só que esta opção, principalmente quando se refere ao marketing de conteúdo, não é um bom negócio. Neste artigo nós vamos explicar o motivo. Acompanhe.

O que é marketing de conteúdo?

Marketing de conteúdo é uma estratégia que tem como foco engajar o público-alvo da empresa e aumentar seu número de clientes e potenciais clientes.

Isso acontece por meio da criação de conteúdos ricos e relevantes, que atraem, envolvem e geram valor para os leitores. Com isso, as pessoas criam uma percepção positiva da marca, o que aumenta a oportunidade de venda.

Então, os conteúdos criados, por exemplo, por uma fabricante de chips para cartuchos de toner, vai atrair os leitores. Ademais, os materiais vão esclarecer algumas dúvidas, podendo auxiliar o consumidor em problemas que ele desconhecia.

Os conteúdos vão envolver as pessoas, porque vão mostrar soluções para elas, por isso dizemos que eles geram valor. De alguma forma, eles vão mudar a vida desses leitores.

Depois de entender o que é marketing de conteúdo e qual o seu papel, vamos mostrar por que você deve continuar investindo nele, mesmo em tempos de crise.

Vantagens do marketing de conteúdo em momentos de crise

Como falamos, a crise atinge qualquer um, a qualquer momento, então, é preciso reunir forças para vencê-la, e o marketing é um dos pilares nessa luta.

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que se uma empresa de refrigeração para fiorino trabalha com marketing, ela não está tendo um gasto, mas fazendo um investimento.

No entanto, para que ele seja lucrativo, precisa ser considerado parte da organização e ser estratégico.

Quando ele tem boas estratégias, é embasado em métricas, executado com prazos e processos bem definidos. Isso significa poder mensurá-lo, sabendo o quanto foi investido e em quanto tempo apresentou resultados.

A partir disso, é essencial que a marca acompanhe algumas métricas, que vão comprovar que investir em marketing é essencial para a sobrevivência do negócio. Então, duas métricas que podem comprovar isso são:

CAC – Custo de Aquisição de Clientes

Ele representa o quanto um escritório de contabilidade na zona leste gastou para que o cliente chegasse até ele, bem como, em quanto tempo.

O Marketing de conteúdo permite saber o valor gasto, e diminuí-lo por meio das estratégias corretas.

ROI – Retorno sobre investimentos

Esse ponto representa o quanto foi gasto, em quanto tempo e qual foi o resultado disso. Além de ajudar a calcular essas métricas, o Marketing de Conteúdo traz diversas outras vantagens, a começar pela redução do custo de vendas.

Isso porque ele ajuda a educar o mercado, para isso, a empresa pode usar o material que publicou no blog para que sua equipe de vendas alimente os clientes interessados durante a jornada de compra.

Ao contrário do método tradicional, em que o vendedor precisa fazer várias ligações, marcar reuniões e outras ações que implicam em mais gastos, o conteúdo gerado atua como uma verdadeira máquina de vendas.

Ou seja, tudo o que é gerado, por exemplo, pelas empresas de facilities SP em termos de conteúdo, pode ser usado para educar o público-alvo, que vai chegar para fazer negócio porque já sabe o que você tem a oferecer.

Materiais importantes no marketing de conteúdo

Diversos materiais podem ser reaproveitados, independentemente de seu formato, desde que ele esteja atualizado, e dentre eles estão:

  • E-books;

  • Webinars;

  • Podcasts;

  • Infográficos.

Outro fato que merece destaque é que o marketing de conteúdo é focado na persona da marca, ou seja, ele vai direto em quem realmente pode ter algum interesse, evitando abordar clientes que não tenham perfil e exijam gastos maiores.

Além disso, materiais de valor agradam o Google, e apesar de seus critérios exatos serem de difícil compreensão, alguns elementos que fazem parte do marketing de conteúdo se encaixam nessas diretrizes.

Exemplo disso é o co-marketing, em que links de guest posts são incluídos nas páginas, aumentando a confiabilidade dele perante o Google. Além de tudo isso, o marketing de conteúdo ajuda a aumentar as vendas, portanto, a empresa não precisa cortá-lo para direcionar todo dinheiro à equipe de vendas.

Esse pensamento vem da crença de que o time de vendas é o que gera receita, sendo responsável por todas as vendas. No entanto, isso é um erro.

Isso porque o marketing de conteúdo trabalha para atrair possíveis clientes, aumentando o número de leads. E ele não é o único recurso.

Apesar de esse ser o nosso foco, uma fabricante de painel para eventos pode usar diferentes estratégias de marketing digital para vender, tais como anúncios no Google Adwords.

Ele vai levar o usuário até uma página do produto, e isso é muito mais barato do que ter vendedores buscando prospects fora da internet.

Podemos usar como exemplo uma loja e-commerce que não tem vendedores procurando possíveis clientes, ela conta apenas com suas estratégias de marketing para continuar ativa no mercado.

São ações que angariam oportunidades para qualquer tipo de negócio e são fundamentais para o funil de vendas.

O marketing de conteúdo consegue provar para o lead por que vale a pena ele investir o dinheiro dele na solução que a marca oferece.

Só que para isso é necessário um bom planejamento, para que quando o lead pesquisar por container vestiário preço, por exemplo, ele encontre bons anúncios, mas também bons conteúdos.

Por isso, é fundamental contar com um time de marketing que conheça a fundo o negócio e seu público, para implementar as melhores estratégias, como no caso do e-mail marketing, que também trabalha lado a lado com o marketing de conteúdo.

Ele pode ser considerado uma das ferramentas de vendas mais eficientes do mercado, e os fluxos de nutrição são uma prova disso.

Isso porque se considerarmos o vendarketing, por exemplo, alinhar marketing e vendas é uma das ações mais importantes para o Inbound.

Portanto, se o negócio não tem boas ações de marketing, os esforços em vendas são prejudicados e vão levar muito do seu investimento.

O marketing de conteúdo também atua como uma importante ferramenta de relacionamento com o cliente. Devemos pensar que durante um período de crise, os consumidores pensam muito antes de fechar negócio.

Por isso, é necessário manter um bom relacionamento com os clientes, pois eles vão procurar as marcas de confiança, seja na hora de comprar moldes com fábrica de moldes plásticos ou qualquer outro produto.

O marketing de conteúdo vai levar ao público informações importantes para eles, que vão esclarecer suas dúvidas e deixá-los mais confiantes.

Isso porque essa estratégia posiciona a empresa como uma especialista naquilo que faz, mostrando para o lead que entende bem sobre o seu mercado.

Para isso, basta investir em uma estratégia que dará muitos motivos para que a audiência identifique a importância da organização.

Isso acontece por que, ao pesquisar, por exemplo, sobre mancal de grade preço, o cliente quer encontrar mais do que preço, mas também informações sobre esse item.

Daí o fato de que o marketing de conteúdo gera autoridade, algo que não funciona apenas para o Google posicionar bem as páginas da empresa, mas para despertar a confiança do lead e aumentar o número de vendas.

Conclusão

Além de tudo isso que falamos aqui, se compararmos o marketing de conteúdo com infinitas outras estratégias de marketing e vendas, vamos notar que ele é muito barato, porque é orgânico.

Além disso, ele é importante para as pessoas, pois como consumidoras gostam de encontrar informações a respeito de tudo o que desejam consumir.

É por meio desse material que elas sentem que as empresas querem levar soluções para elas e não apenas vender. Isso garante qualidade e segurança, facilitando a venda e sendo mais lucrativo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 

 

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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