Sexta, 19 Abril 2024

Pensar em todas as despesas é fundamental para garantir que você vai conseguir arcar com tudo

Um sonho comum de muitos jovens adultos é o dia em que finalmente irá poder sair da casa dos pais e mudar para um cantinho próprio. Afinal, na sua casa, você poderá viver do jeito que bem entender, sem ter que dar satisfações ou seguir regras com as quais não concorda.

Chega um momento da vida em que essa mudança é mesmo um passo necessário. No entanto, antes de fazer as malas e assinar o contrato de um novo imóvel, é importante pensar em todas as despesas para ter certeza de que não está tomando uma decisão precipitada.

Como tudo na vida, fazer um bom planejamento é essencial. Por onde começar? Colocando todas as contas na ponta do lápis. Assim, você consegue avaliar se os seus rendimentos serão suficientes para arcar com todas elas, sem passar aperto.

Afinal, é preciso sobrar algo para que você possa curtir a liberdade. As suas despesas fixas vão depender, claro, do seu estilo de vida. No entanto, fizemos uma lista dos gastos comuns que você provavelmente terá.

Aluguel, condomínio, água, luz e internet

Se você mora em uma grande cidade e quer mudar para um bairro bem localizado, prepare-se para gastar grande parte do seu orçamento em aluguel. Essa costuma ser a despesa mais significativa, e é preciso avaliar quanto você pode investir nesse gasto na hora de procurar um imóvel em determinada área.

Os condomínios costumam ser mais seguros, mas têm um custo. Essa despesa varia dependendo das facilidades que você encontrará por lá. É preciso fazer as contas e pensar no seu estilo de vida para avaliar o que compensa. Não adianta nada pagar caro por academia e piscina se você nunca terá tempo para usá-las.

Água, luz e internet são contas que você provavelmente terá que pagar em qualquer lugar. O valor vai depender dos seus hábitos e do plano que você vai contratar. Juntas, elas costumam somar uma quantia significativa, que você não pode deixar de considerar.

Supermercado

Esse é um custo subestimado por quem é acostumado a não ter que se preocupar com ele. Se você quer morar sozinho, vai ter que pensar, pelo menos, em produtos de limpeza, de higiene pessoal e comida. É importante lembrar que, para fazer um simples arroz, também é necessário ter óleo e temperos — e tudo custa dinheiro.

Gás

Ele está incluso nos custos fixos de vários condomínios, mas, se esse não é o caso do seu, tenha sempre um dinheiro reservado para o gás, pois ele sempre acaba quando você menos espera.

Reparos

Morar sozinho é assumir a responsabilidade por tudo o que acontece na casa. Você pode ter um vazamento, o chuveiro pode queimar, uma vidraça pode quebrar e as paredes pedem pintura de tempos em tempos. Se você vai morar de aluguel, muitos desses reparos podem ser custeados pelo proprietário, mas nem todos.

Móveis

Se você não tem nenhum móvel, existe a opção de alugar um imóvel mobiliado. No entanto, esses costumam custar mais caro e nem sempre têm uma decoração que seja a sua cara.

Outra opção é planejar-se e ir comprando os móveis aos poucos. Nesse caso, pesquise os preços. Confira só os itens básicos que você, provavelmente, vai precisar assim que se mudar: cama, armários, fogão, eletrodomésticos, geladeira, máquina de lavar, etc.

Utensílios de cozinha

Panela, pratos, talheres, copos, peneira, coador, abre-latas e saca-rolhas: a lista é infinita. Fazer um chá de casa nova é sempre uma boa ideia porque você pode ganhar vários utensílios de cozinha e economizar uma grana. No entanto, sempre vai sobrar algo para você comprar. Considere esse gasto.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome