Sábado, 20 Abril 2024

O transporte de mercadorias importadas é um dos principais pontos de atenção na comercialização desse tipo de produto.

Isso se torna ainda mais importante quando os lotes são grandes, contendo uma quantidade muito grande de produtos.

Para que o processo seja bem sucedido é preciso desenvolver cada uma das etapas levando-se em conta a responsabilidade e os cuidados devidos com os produtos a serem transportados.

Além disso sabe-se que quando se fala em logística a agilidade dos processos é um fator fundamental e, isso é de suma importância no que diz respeito à importação e exportação de produtos.

A eficiência do transporte é fundamental para que a empresa consiga ter boas relações com os seus parceiros e clientes.

Nesse artigo você verá quais são os principais cuidados com o transporte de mercadorias importadas para que o processo seja eficiente e tenha sucesso.

O transporte deve ser planejado

Nos portos e aeroportos são aplicadas tarifas altas para a armazenagem dos produtos enquanto eles não são enviados. Por isso é necessário planejar detalhadamente o transporte de mercadorias importadas, para que não seja necessário armazená-las.

Assim os custos ficam dentro do que foi previsto e os lucros podem ser mantidos no caso da posterior comercialização dos itens.

Além disso vale ressaltar que quando um transporte é feito de maneira planejada, as negociações com clientes e fornecedores são facilitadas.

Burocracia e licenças

Quando o assunto é cuidados com o transporte de mercadorias importadas uma das principais preocupações são as etapas que envolvem as obrigações alfandegárias impostas pelos órgãos federais.

A modalidade do transporte a ser realizado é mais uma entre as principais questões envolvidas em uma boa estratégia logística para importações.

Vale lembrar que para cada tipo de produto existem exigências diferentes e, é necessário conhecer quais são elas em cada caso para que não haja problemas durante o transporte.

Nos portos e alfândegas as inspeções são realizadas levando em consideração os rótulos de cada produto e, aqueles que possuem anuência devem ter a devida permissão para que possam entrar em território nacional.

A licença de importação é imprescindível e, em alguns casos a emissão dela deve ocorrer com antecedência.

É preciso ter atenção, pois em caso de emissão errada a empresa pode ser autuada, o que além de gerar atrasos, acaba aumentando os custos do transporte.

Estabelecer o modal de transporte adequado

Para transporte de mercadorias importadas é preciso definir adequadamente o modal de transporte a ser usado em cada caso. Deve-se levar em conta:

Distância;

Meios disponíveis;

Eficiência do transporte, incluindo os custos;

Proteção da mercadoria, como por exemplo uso de espumas (Utilizada em embalagens para proteger mercadorias durante o transporte)

Cuidados com o armazenamento

Ao fazer o transporte de mercadorias importadas é preciso fazer o correto planejamento do armazenamento dos produtos, pois essa é uma questão fundamental.

Isso porque a logística aduaneira envolve três questões básicas que envolvem o desempenho comercial, que são: armazenamento, aquisição de licenças e transporte.

Então se certificar de que a armazenagem seja feita corretamente é primordial, visto que a forma como isso é feito influencia diretamente no resultado final do produto, bem como na sua correta distribuição.

Além de fazer o correto planejamento do armazenamento, é necessário dar a devida atenção à questão do entreposto aduaneiro, que será tratada a seguir.

Entreposto Aduaneiro

O entreposto aduaneiro é um dos regimes aduaneiros mais importantes e que deve ser levado em conta durante o transporte de mercadorias importantes.

Isso porque tem a função de emitir autorizações referentes ao armazenamento de cargas por um determinado período e, em uma dada área que seja adequada ao tipo de produto.

Essa pode ser uma ótima alternativa no que diz respeito ao controle de estoque de produtos importados, visto que é isento do pagamento de tarifas de importação ou exportação.

Além disso o entreposto aduaneiro tem também a função de contribuir com o transporte de mercadorias que ainda não tiveram todas as suas obrigações legais concluídas, mas que já tiveram as requisições iniciadas.

Isso ocorre com frequência em alguns tipos de transporte de mercadorias importadas, como é o caso de medicamentos, que necessitam da aprovação da Anvisa, o que pode levar algum tempo para acontecer.

Quando a mercadoria se encontra em entreposto aduaneiro ela pode permanecer no local por até um ano, a partir da data de desembaraço.

No entanto em alguns casos esse prazo pode ser prorrogado mediante um requerimento com apresentação de justificativa, que deve ser feito à Receita Federal. O prazo máximo nesse caso é de 3 anos.

Após o término do período de permanência da carga que foi concedido por meio do entreposto aduaneiro, é preciso que ela seja retirada do local por meio de despacho, exportação ou transferência.

Caso nenhuma medida seja tomada dentro de um prazo de 45 dias, a mercadoria é considerada abandonada.

Mas para que toda a questão do entreposto aduaneiro seja válida é preciso que os itens tenham autorização de importação e exportação, sejam produtos novos e que tenham cobertura cambial.

Somente itens náuticos e aeronáuticos usados que são enviados para reposição ou reparo são exceção e podem ser aceitos nesse caso.

O transporte de mercadorias importadas tem muita burocracia

Primeiramente para que possa ser realizado o transporte de mercadorias importadas é preciso que a Receita Federal faça a expedição a liberação dos produtos.

Mas além disso há várias etapas que devem ser cumpridas pelo importador no terminal, como por exemplo:

Apresentação da documentação original;

Verificação da carga;

Averbação.

Para que isso seja feito é preciso ter toda a documentação em ordem e, também contar com muita paciência pois a parte burocrática pode ser demorada e complicada.

Conclusão

Há vários cuidados com o transporte de mercadorias importadas que devem ser tomados, sobretudo no que diz respeito à documentação e regulamentação de acordo com as normas vigentes.

Por isso é fundamental que haja um bom planejamento de modo que as compras sejam feitas de acordo com a data do transporte.

Lembre-se de que um transporte rápido e eficiente é fundamental para a satisfação dos clientes e também o bom relacionamento com os fornecedores, o que leva ao sucesso do negócio.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome