Sexta, 19 Abril 2024

Existem muitos motivos por trás da lambida do pet. Aprenda a identificar alguns deles a seguir

À primeira vista, o ato de um pet lamber seu dono pode apenas sugerir afeto e familiaridade. No entanto, a resposta para o porquê da lambida de cães e dos gatos não é tão simples quanto as pessoas pensam. Existem vários significados que podem ser atribuídos a um dos gestos mais instintivos dos melhores amigos do homem.

Sendo assim, conhecer os motivos das lambidas do pet não significa só aprender sobre a saúde animal, mas saber a fundo a personalidade do amigo de quatro patas e compreender os gestos dele, para, assim, decifrar a intenção do cão ou do gato, sem grandes dificuldades.

Além disso, é possível identificar diversos tipos de lambidas, já que animais de estimação não têm o hábito de lamber só o tutor, mas também de se lamber, lamber outros bichos e filhotes. Nesse caso, este é um gesto de muito significado para os pets, já que, no mundo animal, uma lambida vale mais que mil palavras.

Quando cães lambem seus filhotes

Lambidas lentas e um pouco barulhentas caracterizam o contato especial entre uma cadela e seus filhotes. As lambidas de uma mãe combinam carícias, cuidados e uma ferramenta prática de limpeza, tudo em um só gesto. Demonstrando um instinto maternal, elas lambem seus filhotes para estimular a micção e a defecação, além de eliminar odores que podem atrair predadores.

No entanto, não são apenas as mães que lambem: em uma tentativa de solicitar cuidados e comida, os filhotes também retribuem o gesto. De fato, a ação dos filhotes lambendo a mãe estimula um reflexo automático na fêmea para regurgitar a refeição. Este alimento parcialmente digerido é uma dieta ideal para o desmame.

Quando cães lambem outros cães

Contudo, não é apenas na relação mãe-filhote que os cães lambem uns aos outros. Portanto, quando um cachorro adulto lambe outro, ele está tentando comunicar respeito a um membro da matilha que considera superior ou perigoso.

De fato, gestos submissos, como lamber o nariz ou os lábios do cão dominante, podem causar problemas ao cachorro de “posição mais baixa” em situações tensas ou em tempos de conflito.

Quando cães lambem humanos

Muitos proprietários estão familiarizados com esta situação quando retornam para casa, após algumas horas de ausência, e são sufocados com “beijos” enquanto o cachorro lambe o rosto, as mãos e os pés com entusiasmo.

Obviamente, o cão pode simplesmente se deliciar em vê-lo e recebê-lo em casa. No entanto, o animal também pode estar pedindo ao proprietário que cuide dele, em particular, dando-lhe comida.

Além disso, podemos atribuir um significado ligeiramente diferente às ocasiões em que nosso cão deseja lamber nossas mãos ou nossos pés suados. Nesse caso, o cachorro, provavelmente, está tentando entender nosso humor por meio dos feromônios que emitimos em nosso suor.

A língua não captura esses produtos químicos, mas a lambida serve para transmitir os sinais ao órgão vomeronasal designado para sua decodificação. À luz dessas explicações, agora, entendemos que as lambidas de nosso cão representam uma variedade de razões que dependem da situação em questão.

Quando gatos lambem outros gatos

Gatos que são familiares e amigáveis ​​costumam lamber um ao outro. Esse comportamento ajuda a fortalecer o vínculo entre eles, enquanto a troca de afeto que ocorre colabora com a criação de um odor familiar para o grupo.

Quando gatos lambem o tutor

Gatos dependem do odor como um importante meio de identificação. Quando o seu gato lambe você, esta é a maneira dele de fortalecer o vínculo entre vocês e mostrar afeto do mesmo modo quando você faz carinho no pet.

Alguns gatos lambem para aliviar a ansiedade. Se você observar áreas de queda de cabelo no seu gato, converse com veterinário, pois pode haver uma causa médica subjacente, na qual o pet pode estar sofrendo sobrecarga de estresse.

Seu gato também pode lamber você como uma maneira de se confortar. Quando isso acontece, se a postura corporal dele parecer tensa ou se a lambida continuar por um longo período, pode indicar uma tentativa de acalmar-se. Fique atento!

Seu gato pode lamber você enquanto amassa as patas contra sua pele. Este é um retrocesso à infância, quando o gatinho amamenta os filhotes. Esse comportamento exibido é uma indicação de que seu gato se sente confortável, seguro e protegido com você.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome