Sexta, 19 Abril 2024

Manter a elegância mesmo em ocasiões informais e fazer uso de vestimentas com cores vibrantes são algumas das regras de etiqueta da realeza

*por Alessandra Goes Alves

Uma das favoritas dos noticiários envolvendo celebridades, a família real britânica é quem governa o Reino Unido juntamente ao Parlamento. Composta pelos parentes próximos, o grupo tem a descendência paterna alemã e era, originalmente, um ramo da Casa de Saxe-Coburgo-Gota, também conhecida como Dinastia Wettin, que governou o atual território da Alemanha durante 800 anos.

As diversas tradições dessa família geram curiosidades em todo o mundo e as rígidas regras de etiqueta incluem as vestimentas. Não é incomum ver seus integrantes saírem vestindo casacos distintos, especialmente, os coloridos, usados pela Rainha Elizabeth II e pela Duquesa de Cambridge Kate Middleton.

Não é coincidência que a monarca seja comumente vista usando cores vibrantes, como o violeta e o vermelho. A principal regra diz que a soberana deve ser identificada rapidamente e de longe, independente do lugar em que estiver. A norma geral são vestuários formais — recaindo sobre as crianças, que podem usar, no máximo, camisetas e shorts, jamais estampados por figuras de personagens.

Chapéus e tiaras

Esses são alguns dos itens mais valorizados no armário da realeza. Os modelos mais extravagantes são apreciados, principalmente, pelas mulheres. Até a década de 1950, não era considerado adequado que elas mostrassem os cabelos. Hoje, os chapéus são mais reservados a cerimônias formais, como casamentos, batizados, eventos religiosos e encontros com autoridades de outros países.

As tiaras são outro acessório comum entre a realeza, sendo restrito apenas às mulheres casadas da família real, usados com vestidos de gala, unicamente, em eventos formais. Segundo especialistas de moda, as tiaras passaram a ser empregadas, pois, os chapéus não são permitidos após as 18 horas, período em que são usadas as joias da família.

Casualidade sob medida

Para a família real, ser casual não é tão simples como para o restante das pessoas. Em dias comuns e ocasiões mais descontraídas, as mulheres podem usar um vestido ou calças com jaqueta. Já aos homens, é permitido vestir calças de algodão, conhecidas como “chino”, e camisa de gola acompanhada por um blazer.

Shorts são itens obrigatórios para as crianças da realeza, como George, filho do Príncipe William, por sua vez, segundo na linha sucessória do trono real inglês. Calças jeans são um item proibido para crianças e adultos — regra que já foi quebrada por Harry algumas vezes.

Luvas e uniformes

Além de conferir estilo ao visual, esse acessório é responsável por proteger os membros da família real de contaminações ao apertarem as mãos das pessoas. É um item usado sobretudo pelas mulheres — principalmente a rainha, que nunca é vista de mãos descobertas em eventos públicos.

Os príncipes Charles e Harry já foram vistos em diversas ocasiões trajando uniformes. Além de ambos terem servido às forças armadas do país, tais vestimentas são reservadas apenas para casamentos.

Cor simbólica

Dificilmente Kate Middleton sairá em público sem vestir uma peça azul, nas mais diferentes tonalidades. Além de criar uma marca pessoal em meio a tantas regras, isso ajuda a duquesa a transmitir alguns traços de sua personalidade aos súditos.

No que se refere às cores, a rainha Elizabeth II é bastante fã do vermelho e mantém uma tradição em relação aos esmaltes que usa. Há 28 anos, ela escolhe sempre a mesma cor para pintar as unhas, já que não é permitido usar qualquer tonalidade, sendo a preferência por cores sutis.

Bolsas e comprimentos

A fim de deixar a mão direita livre para cumprimentar as pessoas, a regra de carregar bolsas sempre no lado esquerdo vale para acessórios de todos os tamanhos. Esses itens também são usados para passar informações: se a rainha está comendo e põe a bolsa sobre a mesa, seus ajudantes entendem que ela está concluindo a refeição e estará pronta para sair rapidamente.

Os comprimentos de saias e vestidos também devem ser sob medida. Minissaias e trajes decotados são proibidos. Essas peças devem estar, no máximo, três ou quatro polegadas acima do joelho. Para evitar que saias e vestidos voem com o vento, os costureiros reais colocam pesos junto às bainhas dessas peças.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome