Sexta, 29 Março 2024

 

Entenda porque e como os metais pesados afetam negativamente a nossa saúde.

Os metais pesados são chamados dessa forma devido à densidade de seus materiais, que são, literalmente, pesados. E quando objetos, como baterias e pilhas, entram em contato com o nosso organismo, eles atraem enzimas e proteínas, que são elementos primordiais do corpo humano.

Ocasionalmente, eles se mesclam a uma delas e, como consequência, impedem o seu funcionamento — o que pode ser letal. De acordo com Jorge Masini, químico da USP (Universidade de São Paulo), “os metais pesados também se ligam às paredes celulares, dificultando o transporte de nutrientes”.

No entanto, por outro lado, o organismo também possui a necessidade de absorver quantidades pequenas de alguns tipos desses metais, como o cobre, que auxilia na absorção de vitamina C. Porém, em quantias elevadas, acabam sendo tóxicos.

Outros metais, como arsênio e mercúrio, devem ser totalmente evitados. Mas, infelizmente, muitas vezes, é possível encontrá-los em águas contaminadas e, dessa maneira, infectam o ar e os alimentos, gerando problemas de saúde no decorrer dos anos.

Vários órgãos podem acabar sendo danificados, como estômago, pulmão, rins e até mesmo o cérebro. Mas, geralmente, os metais pesados não causam nenhum tipo de sintoma no primeiro contato com o organismo humano.

Em contrapartida, se acumulam dentro das células e provocam problemas, como lesões no cérebro e alterações nos rins. Ainda, há a possibilidade de aumentarem o risco de doenças, como o câncer.

6 principais metais pesados e os sintomas que causam

Os metais pesados que mais causam prejuízos à saúde são cromo, arsênio, bário, mercúrio, chumbo e cádmio. E, a depender de qual deles é acumulado pelo organismo, os sintomas podem ser variáveis.

Intoxicação por mercúrio

Quando o organismo é contaminado por esse tipo de metal, os sintomas apresentados costumam ser: náuseas, vômito, diarreia frequente, tremores, pressão alta e sensação constante de ansiedade. Além disso, a longo prazo, a intoxicação por mercúrio pode ocasionar problemas no cérebro, nos rins, de memória e, ainda, alterações na audição e visão.

Intoxicação por arsênio

A contaminação por arsênio pode causar o surgimento de: diarreia grave, vômito, náuseas, tontura, dor de cabeça, formigamento frequente nas mãos e nos pés e mudança do ritmo do coração.

Esses sintomas começam ser demonstrados em até meia hora, no entanto, em quantidades extremamente baixas, esse tipo de metal pesado se acumula de forma lenta no corpo e eleva o risco de câncer na bexiga, no pulmão, na pele e no fígado.

Intoxicação por chumbo

Apesar de ser difícil de ser identificada por nem sempre apresentar sintomas, a contaminação no chumbo pode ocasionar: dor muscular, nas articulações e no abdômen frequentemente, pressão alta, anemia sem nenhuma causa aparente e dificuldade de concentração e de memória. Em quadros mais graves, ainda podem surgir problemas no cérebro, nos rins e até mesmo infertilidade masculina e aborto em gestantes.

Intoxicação por bário

A intoxicação por bário não causa câncer, no entanto, pode propiciar o surgimento dos seguintes sintomas: cólicas abdominais, diarreia, vômito, fraqueza muscular, dificuldade respiratória e pressão alta.

Intoxicação por cádmio

A contaminação por cádmio causa problemas como: náusea, vômito, dor de estômago e diarreia. E, a longo prazo, inalar ou ingerir esse tipo de metal pesado ainda pode gerar problemas pulmonares, enfraquecimento dos ossos e doenças renais.

Intoxicação por cromo

Por fim, a intoxicação por cromo tem como principal fonte a inalação e, quando ela ocorre, os seguintes sintomas podem aparecer: asma, tosse frequente, irritação nasal e dificuldade respiratória. Com o decorrer do tempo, essa contaminação pode ocasionar permanentes lesões na pele, nos rins, no fígado e no sistema circulatório.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome