Quinta, 18 Abril 2024

A gravidez é um momento muito intenso na vida das mulheres e é claro na vida dos pais, avós, tios, amigos, vizinhos, etc. Se a criança é o primeiro bebê da família, então, aí as expectativas são muito maiores e todos querem participar ativamente da vida do recém-nascido.

Amigos e família costumam ajudar no enxoval das mamães e a escolher a decoração do quarto de recém-nascido. Também procuram auxiliar nos momentos decisivos, como a escolha do melhor obstetra e do hospital mais adequado para a realização do parto.

Quando o bebê nasce é aquela festa e todo mundo fica ansioso para conhecer aquele ser-humaninho que, embora seja tão miúdo, vai modificar enormemente a vida de todos ao redor.

Mas é preciso ter em mente que visitar um bebê não é a mesma coisa que visitar pessoas adultas. Bebês e seus pais criam uma nova rotina e precisam de muitos cuidados. Se você, em breve, vai ter um recém-nascido em casa é bom começar a pensar nas regras que vai estabelecer para a visitação.

Por que criar regras

Para criar as regras, é necessário ter em mente que esta é uma forma de preservar a família e, principalmente, o bebê. Ou seja, é uma maneira de garantir que os primeiros dias e meses de vida do recém-nascido vão transcorrer sem nenhum problema.

As regras, neste caso, não são para afastar e excluir o bebê do convívio familiar e dos amigos. Pelo contrário, as normas são uma forma de garantir que ele seja realmente bem-vindo a este mundo e que dê início à socialização com uma vida saudável.

Quais regras estabelecer

Para pensar nas regras, as mamães devem considerar o que querem e o que não querem nos primeiros meses de vida dos filhos. E não é preciso ter medo de ser ou parecer egoísta não: neste caso, é necessário garantir o máximo de conforto para a mãe, o pai e o bebê.

Onde visitar

Um primeiro aspecto que as mamães devem pensar é onde vão receber as visitas. Se quiserem, é possível permitir o contato logo no hospital. Este pode ser um espaço adequado porque os pais não têm a preocupação com a arrumação ou com o que vão servir para os convidados. Outro ponto positivo é ter um limite de horário para as visitações.

Em casa, os pais podem até ficar mais preocupados com a arrumação e com a alimentação dos visitantes, mas é um ambiente mais íntimo e convidativo. Pode ser uma boa opção, principalmente, para receber os amigos mais íntimos e que já estão acostumados com o ambiente doméstico.

Quando visitar

As primeiras semanas do recém-nascido costumam ser super agitadas. Primeiro porque os bebês têm um ciclo circadiano menor, ou seja, eles não organizam as funções biológicas considerando o período de 24 horas, mas sim de 3 ou 4 horas. Por isso, eles realmente não têm hora para nada, nem para sentir fome ou dormir.

E os pais também acabam mudando completamente toda a rotina da casa. Muitas vezes, eles só conseguem tirar pequenos cochilos enquanto o bebê está dormindo. O cansaço e o abatimento podem ser grandes, por isso, é essencial que os pais estabeleçam o melhor período para visitas.

Família tem prioridade

Por exemplo, para os avós e tios, é possível liberar as visitas logo nas primeiras semanas. Mas os amigos mais íntimos podem esperar um pouco mais, algo em torno de um mês, por exemplo. Neste período os pais já vão estar melhor ambientados e vão conseguir oferecer um tempo de contato com mais qualidade.

Amigos distantes podem esperar mais

Para amigos mais distantes, é conveniente pedir que esperem um pouco mais. O mesmo vale para colegas do trabalho e outros conhecidos, como os colegas de pilates ou academia.

Horário de visitação

Como dissemos, os bebês não têm horário para nada. Mesmo assim, é apropriado estabelecer um período para a visitação, por exemplo, entre as às 9h e 11h ou entre as 15 e 17h. Tudo depende da rotina dos pais e de quão organizados eles estão.

E não tenha vergonha de pedir para a visita passar uma outra hora: se ela não entender, explique que os bebês e os pais precisam de descanso e que uma visita em outra hora será super bem-vinda.

Como visitar

Para visitar os recém-nascidos é essencial que as pessoas sigam alguns passos básicos, como não usar perfumes fortes, não levar flores ou ursinhos de pelúcia que possam desencadear processos alérgicos nas pessoas da família.

Também é indispensável que quem visita um recém-nascido esteja completamente saudável já que mesmo uma simples gripe pode ser bem complicada para o bebê que não tem um sistema imunológico forte. Por isso, não tenha vergonha de pedir para que uma pessoa gripada ou adoentada visite o bebê em outra ocasião.

Deixe anti-sépticos à vista no ambiente para que as pessoas façam constantes higienizações e não deixe que peguem a criança no colo sem que esse procedimento seja feito. É melhor ser chato que expor o bebê a algum risco desnecessário.

Dicas anotadas? Agora é pensar em seu próprio bem-estar e já avisar a família das regras de visitação.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome