Um ano depois da Copa do Mundo realizada na Rússia e lá vamos nós de novo sofrer com a Seleção Brasileira treinada por Tite. Isso porque a Copa América 2019 se avizinha e promete matar a saudade do brasileiro daquele clima gostoso de festa e futebol.

Se você não conseguiu comprar os disputados ingressos para ver Neymar, Messi, Suárez e companhia e vai ter que ficar em casa, nós preparamos algumas dicas bem bacanas para você marcar um gol de placa no churrascão para a galera. Vamos a elas?

Comece o churrasco pelo planejamento

O churrasco, para nós brasileiros, mais do que um tipo de refeição, é uma espécie de evento social no qual podemos reunir os amigos, a família, os vizinhos. Mas um bom churrasco requer um bom planejamento.

Um primeiro passo básico é definir quantas pessoas vão participar e definir quais peças de carne serão usadas, a quantidade de cada uma, além das bebidas que serão servidas.

Pense nos tipos de carnes

Um bom churrasqueiro sabe que carne não é tudo igual não. Há peças que são mais macias, outras que são mais musculosas, há ainda outras que possuem mais ossos e gordura, como as costelas por exemplo.

No entanto, há algumas carnes bem populares nos churrascos brasileiros, dentre as quais a picanha e a maminha. A picanha costuma ter, no máximo, 1,1 kg. Se passar muito disso é porque o açougueiro está pegando um pedaço maior do coxão duro.

Já a maminha fica na região do quadril do boi e, por isso, é uma peça bem macia e com poucas fibras (músculos). Estas são muito apreciadas pelos churrasqueiros e agradam os mais diversos paladares.

Carnes brancas, como asa de frango, também são boas pedidas. Outro tipo de carne bastante popular no Brasil são as linguiças, sejam elas de carne vermelha ou branca. É importante lembrar que nem todo mundo gosta de coisas mais apimentadas, em razão disso prefira as carnes mais artesanais e de sabor mais discreto.

Estipule a quantidade de carne

Nos churrascos, assim como em eventos de outra natureza, há pessoas que comem mais e outras que comem menos, isso é perfeitamente normal.

No entanto, para os churrascos, os organizadores de festa recomendam calcular uma média de 400 gramas de carne para cada pessoa. Mas, atenção, isso vale para carnes vermelhas e brancas sem osso. A linguiça, por exemplo, as pessoas tendem a comer bem menos, cerca de 50 g apenas.

Por isso, leve em conta essa média. É claro, não significa que as pessoas vão comer exatamente essa quantidade, é apenas uma estimativa em caso de você não conhecer tão bem os convidados. Se você os conhecer e já souber o quanto cada um come, siga o padrão do grupo.

Diversifique os temperos

O sal grosso é um tempero muito tradicional nos churrascos brasileiros. No entanto, a depender das peças de carne escolhidas, há também outros condimentos que podem ser usados, como o azeite e ervas secas.

Compre um bom carvão

Em um churrasco é muito importante contar com um carvão de qualidade para assar as carnes. Além disso, é bacana conhecer o momentos ideais para colocar a carne em contato com o fogo.

Neste caso, os especialistas recomendam que o carvão fique pelo menos 1h em queimando. Quando o carvão fica mais cinza ou branco, aí é o momento ideal de começar a assar as carnes.

Pense nos tipos de bebida

Nós brasileiros temos um fiel acompanhante etílico nos churrascos, a boa e velha cervejinha. Neste caso, a quantidade desta bebida fica em torno de 5 latinhas ou 5 long necks por pessoa. Geralmente, essa quantidade é a ideal para um período de 3 horas.

Agora, se você tiver uma turma de amigos e parentes que é mais da bebida do que da comida, é legal fazer um cálculo mais generoso. É muito importante também não esquecer de ter um bom plano para refrigerar adequadamente as cervejas.

Acompanhamentos para o churrasco

Não é muito raro de encontrar quem vai aos churrascos só pelo pão de alho. E todo anfitrião deve pensar em bons acompanhamentos para a carne. E isso inclui os pães, os molhos para carnes, o vinagrete e o arroz soltinho. Queijos e saladas também merecem atenção especial.

Agora que você já sabe como preparar um delicioso churrasco, é só sintonizar a TV e torcer para o Neymar jogar mais do que na Copa do Mundo.

Pin It
0
0
0
s2smodern
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

  escreva corporativas