Sexta, 19 Abril 2024

Não importa quanto cuidado dediquemos aos nossos animais de estimação, eles serão expostos a diversos parasitas, dentre eles os temidos vermes. Normalmente, vermes em gatos são adquiridos por contato, seja da mãe quando são filhotes ou de outros animais (incluindo rato) quando adultos.

Você ama animais? Se preocupa com a proteção deles?  Esse artigo pode te ajudar a saber como agir corretamente em situações de emergência e garantir o bem estar dos seus animais.

Gatos são animais que contraem vermes facilmente e de diversas fontes. Nesse sentido, criamos esse texto para tirar suas dúvidas sobre quais são os sintomas que os gatos apresentam quando estão com verminoses, em especial a tênia, a mais comum entre os gatos.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e saiba se o seu felino está com a saúde em dia.

Os sintomas vermes em gatos podem apresentar

Gatos, obviamente, não podem falar e nem contam o que tem sentido ao seu veterinário para fazer um check up. Sendo assim, é obrigação do tutor ficar sempre atento a sua saúde e, caso encontre algo suspeito, levar o bichano imediatamente ao veterinário.

Agora vamos aos sinais mais comuns que podem significar vermes:

Pelagem

Quase sem exceção, o pelo dos gatos é algo sempre muito brilhoso e macio, contudo, quando infectado por verminoses, a falta de nutrientes e a desidratação pode fazer com que eles fiquem com o pelo opaco e desajeitado.

Verifique a gengiva

Assim como os humanos, a gengiva dos felinos deve ter cor rosada, caso ela esteja pálida ou mesmo branca (em casos extremos) é um forte indicativo de anemia. Pode ser diretamente causado por vermes, estejam eles sugando o sangue do seu animal ou absorvendo seus nutrientes.

Para fazer examiná-lo, basta segurar na parte de trás do pescoço do animal dom delicadeza e levantar as bochechas com a outra mão. Em caso de estar como descrito acima, leve-o imediatamente ao veterinário para maiores exames.

Examine as fezes

Sim, você deve prestar atenção às fezes dos seu animal de estimação com alguma frequência. Deve observar coloração e a consistência delas, uma vez que as mesmas falam muito sobre a saúde do seu bichano.

Caso estejam demasiadamente escuras – cor de alcatrão – é sinal de sangue nas fezes, podendo indicar necatoríase, um parasita que se afixa nas paredes do intestino causando sangramento e fezes escuras. Leve o animal imediatamente no veterinário.

Diarreia também é sinal de infestação parasitária, caso o seu gato passe mais de um dia defecando cole, você também deve leva-lo ao veterinário.

Vômitos frequentes

Gatos vomitam com certa frequência devido ao hábito de se limpar constantemente, contudo, se isso estiver sendo em excesso, também é um sinal claro de que algo não está bem com o seu gato. A depender do nível de infestação pode estar relacionado ao bloqueio do esôfago por uma massa de vermes.

Esteja atento a alimentação

Se você está desconfiado que o seu gato está com vermes observe-o se alimentar, pois, essa condição também causa alterações de apetite. Mas não se engane, não é somente a perda de apetite que implica verminoses, comer muito mais do que costumava também é um sinal.

Alteração na silhueta

Assim como nos humanos uma barriga demasiadamente inchada em um gato não faz sentido e deve ser examinada o mais rápido possível. Isso pode ser em decorrência do volume de vermes, mas também de complicações muito piores, nesse sentido, não pense duas vezes, vá direto ao veterinário.

Sinais de fraqueza e cansaço

Se o seu animal era cheio de vida, gostava de brincar e agora está cabisbaixo e sempre cansado, esse é outro de infestação por vermes. Como esses parasitas sobrevivem roubando grande parte da nutrição do seu gato, ele acaba sem energia e letárgico, não importa o quanto coma.

Preste sempre atenção ao comportamento do seu animal de estimação, afinal, você o conhece e deve estar sempre atento aos sinais de que algo está acontecendo, especialmente vermes em gatos que podem rapidamente evoluir para uma condição de saúde séria.

 

Veja aqui os 5 melhores vermífugos para o seu pet

  1. VETMAX PLUS 4 COMP
  2. Vermífugo Bayer Drontal para Gatos de até 4kg - 4 Comprimidos
  3. Revolution. 6% Azul-Cx.45mg, 0,75ml Gatos Zoetis para Gatos
  4. Vermífugo BIOVET para Gatos Vermivet 300mg
  5. Vermífugo Bayer Profender Spoton Gatos de 2,5kg até 5kg

Leia mais:
* As melhores casinhas de gatos

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome