Sexta, 19 Abril 2024

Os eventos podem ser utilizados como uma ferramenta de marketing estratégico para as empresas, pois são uma excelente oportunidade de atrair e estreitar relacionamento com o público. No entanto, para alcançar os resultados desejados, é necessário utilizar os eventos de maneira correta.  

São diversas as ocasiões que podem ser bem aproveitadas para geração de networking: feiras ou rodadas de negócios, workshops, seminários, encontros, palestras, ou algo ainda maior, como é o caso da Copa do Mundo, que, além de negócios, envolve sentimento, paixão. Rosana Rocha, sócia-diretora e responsável pelo atendimento da 2 Design e Comunicaçãolembra que a presença em ações como essas pode potencializar vendas e a presença da marca no mercado. “Agora estamos em meio a Copa do Mundo e é possível aproveitar esse momento para traçar estratégias de marketing, desde que sejam respeitadas as regras de direitos autorais que envolvem um evento desse porte. Pense que, como a maioria das pessoas se identificam em torcer pelo seu País na Copa do mundo, elas já esperam que as empresas também se envolvam com o evento”, aponta. 

Segundo Rosana, outro ponto de atenção é a natureza de cada evento – é preciso que a ação seja coerente e tenha alguma identificação com o seu negócio. “Se sua empresa vende produtos para crianças, em hipótese alguma você deve apoiar um evento que envolva coisas proibidas para menores, como bebidas, por exemplo”, alerta a especialista.  

Também é preciso saber quando e qual melhor evento para o negócio, para tanto, é importante saber identificar corretamente as oportunidades. “O evento vai divulgar o seu negócio, então você não vai querer a sua marca associada a algo que não tem nada a ver com ele, com a filosofia e valores da sua empresa”, destaca Rosana Rocha. 

 

Copa do Mundo 

 

Voltando à Copa do Mundo de futebol, ela oferece muitas possibilidades, que vão desde a caracterização no ambiente interno com ações de comunicação e endomarketing, até brindes para clientes, algo que estimule a torcida pela seleção brasileira com o objetivo de criar um laço de simpatia, mostrando que todos vão estar juntos nesse momento e você vai estar com ele. Uma alternativa é simplesmente oferecer um brinde que faça referência ao evento, mas que tenha uma boa aceitação. Por exemplo, se você vende artigos ou serviços onde os clientes são homens, eles vão achar interessante ganhar um chaveiro diferente ou um kit de cuidados pessoais. 

 

Resultados possíveis 

 

Fortalecer relacionamento com os públicos de interesse é um dos objetivos dos eventos. Os resultados podem ser institucionais, de exposição da marca ou ações de vendas mesmo, que estimulem o consumo do seu produto ou serviço. Se você presta serviços de RH e apoia um evento nesse segmento, pode estimular empresas a contratar a sua ao ter contato com o seu material durante o evento - um folheto, uma boa apresentação ou até mesmo um estande. 

Rosana Rocha lembra que quando a pessoa se desloca para um evento, ela tem interesse no que vai acontecer lá. “Mesmo que seja gratuito, um evento exige programação prévia, uma pré-disposição ao tema, uma identificação ou até necessidade pelo que vai encontrar. Mesmo que seja assistir a um jogo da Copa do Mundo pela TV, envolve uma certa programação, preparação. Assim, essa pessoa está aberta a novas informações e esse é o momento ideal para você se aproximar, com simpatia e empatia. Ainda que seja apenas um banner, ele deve transmitir algo de bom, uma frase interessante e que aproxime sua marca e seu público. Quanto mais próximo, mais o seu cliente fica propenso a te acionar quando precisar ou desejar o seu produto ou serviço. Lembra da máxima, quem não é visto não é lembrado? Pura verdade”, finaliza.  

 

Rosana Oliveira Rocha - Designer, Sócia-proprietária da agência 2 Design e Comunicação, onde atua com atendimento ao cliente e planejamento. É especialista em gestão empresarial e amplo conhecimento em mídias digitais. Atuante em comunicação no segmento do agronegócio e especialista em comunicação nesse setor, bem como no setor da indústria. Conhecimento em marketing e endomarketing. 

 
 
Sobre a 2 Design e Comunicação: agência de comunicação integrada, desde 2007 no mercado oferecendo solução em publicidade e propaganda, marketing, identidade visual, branding e comunicação digital, incluindo administração, geração de conteúdo e monitoramento de mídias digitais, funil de vendas e publicidade digital nos mais diversos canais. 

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*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

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