Terça, 23 Abril 2024

Programa de emagrecimento tem foco na mudança de estilo de vida

Segundo pesquisa elaborada e publicada em 2017, pelo New EnglandJournalof Medicine, o número de pessoas que morrem em função de complicações de saúde relacionadas à obesidade é maior do que o número de pessoas que morrem em acidentes de trânsito ou vítimas de terrorismo. A obesidade ainda mata mais que o Alzheimer e outras doenças degenerativas. Além disso, os dados também revelam que mais pessoas morrem por comer, seja em excesso ou pela ingestão de alimentos não saudáveis, do que por fome. 

No Brasil, a obesidade cresceu 53,7% entre 2008 e 2016. No mundo, cerca de 10% da população é obesa. O sedentarismo e a má alimentação são as causas que levam a doença. 

Como identificar a obesidade?

O IMC é o cálculo mais comum e rápido para saber quando o peso está ou não dentro da normalidade. Para realizar o cálculo, basta dividir o peso (em Kg) da pessoa por sua altura (em metros) ao quadrado. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando o resultado desta conta fica entre 18,5 e 24,9 kg/m2, a pessoa está no seu peso normal. Se o valor for entre 25,0 e 29,9 kg/m2, existe o sobrepeso. Quando o resultado der 30,0 kg/m2 ou mais, detecta-se que a pessoa está obesa. O IMC não é tãofidedigno no diagnóstico da obesidade, pois existem muitas pessoas dentro do IMC normal com percentual de gordura extremamente alto, (o falso magro). Existem outros tipos de avaliações para o diagnóstico da obesidade: Balança de Bioimpedância, avaliação da prega cutânea, medição circunferência abdominal, exames de sangue.

Método de estilo de vida saudável

O Método 5S pode ser um grande aliado na luta contra a obesidade, sendo altamente eficaz na diminuição de riscos de doenças, no controle da pressão arterial e do diabetes. Também traz muitos benefícios à saúde e longevidade como uma maior qualidade de vida, mais autoestima e felicidade. 

A Fisioterapeuta Dermatofuncional e Coach de Emagrecimento Dra. Andressa Moraes, pioneira do método no interior de São Paulo, lembra que o 5S não é apenas um método de emagrecimento, mas, principalmente, a manutenção de um estilo de vida saudável. “A obesidade é uma doença, ela não tem cura e sim controle. Com as estratégias do método 5S, temos um grupo motivacional e o acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, o que nos ajuda a estimular os pacientes a conhecerem seu próprio corpo”, explica. 

O nome 5S vem de cinco estratégias principais. São elas: reeducação alimentar; suplementação de vitaminas e minerais; desinflamação do hipotálamo; tratamentos e terapia motivacional em grupo. O paciente passa por elas, em no mínimo 3 fases (perda, manutenção e reeducação), para reprogramar as células de seu corpo. Dra. Andressa Moraes afirma que a aplicação de todas essas estratégias é fundamental, pois passar por todas as fases é o que irá despertar no paciente a conscientização de um estilo de vida saudável. 

A especialista ainda destaca que é muito importante associar o método a atividades físicas, pois elas são indispensáveis na vida de qualquer pessoa e devem fazer parte do cotidiano de todos. “Devido a algumas limitações e dificuldades, pessoas obesas devem ter um cuidado maior ao praticar atividades físicas. Por isso, é indispensável o acompanhamento de um profissional. Mas sem nunca deixar de praticar”, orienta. 

Dra. Andressa Moraes: Pós-graduada em Fisioterapeuta Dermatofuncional, com  formação Internacional em Drenagem Linfática pela Escola Leduc e também pela Escola Godoy & Godoy, além de formação Internacional em Diplomatura em Fisioterapia Dermatofuncional, relizada no Chile. É graduada em Fisioterapia pela Faculdade Integrada de Santa Fé do Sul – Funec Fisa (2004). Atuou como Coordenadora do Setor de Fisioterapia da Prefeitura Municipal de Pederneiras, de 2005 a 2012. Atualmente, é Proprietária da clínica Espaço Andressa Moraes, desde 2005, e Diretora na empresa Moraes & Tartari – Distribuidora e Cursos, desde 2016. Também é Especialista em Acupuntura. |

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome