Sexta, 29 Março 2024

A Copa do Mundo é o momento ideal para gerar vínculos entre a empresa e seus funcionários, para gerar identidade e sentido de pertencimento compartilhado entre áreas e hierarquias distintas e inclusive entre companheiros de diferentes nacionalidades. Além disso, pela diferença de fuso horário com a Rússia, sede da Copa do Mundo FIFA 2018, a maioria dos jogos ocorrem em meio ao expediente.

Frente a este cenário, no âmbito laboral, as empresas já planejam ações concretas. Com algumas iniciativas ainda por definir, os responsáveis de Recursos Humanos estudam como compatibilizarão as propostas para que rendam frutos em clima laboral e também a nível corporativo.

“Estamos gerando diferentes propostas para que a equipe se sinta em casa durante todo o torneio. A cerimônia de abertura e todos os jogos poderão ser assistidos do escritório. Instalaremos um projetor no refeitório para que quando Brasil e Argentina se enfrentarem possamos assistir, todos cômodos. Vários integrantes da equipe são argentinos e queremos fazer com que eles se sintam como se estivessem em seu país”, destaca Romina Garacho, RH Manager da Real Trends, plataforma líder em ferramentas de análise e gestão para vendedores do Mercado Livre.

Por sua vez, Nicolás Loreti – CFO da Nuvem Shop acrescentou: “Vamos aproveitar para fazer uma atividade em grupo com a equipe e gerar interações entre pessoas que no dia a dia, talvez, não trabalhem juntas. Colocaremos o projetor do escritório para assistir juntos os jogos do Brasil com salgadinhos e bebidas”.

O Mundial resume uma quantidade de conceitos que as empresas habitualmente trabalham de forma interna, como trabalho em equipe, liderança ou “vestir a camisa”, e os jogos ou dinâmicas de grupo contribuem neste sentido.

Dave Curran, cofundador e COO da Love Mondays, plataforma na qual os profissionais avaliam as empresas onde trabalham, assinala que durante um evento do porte da Copa do Mundo, “sempre é bom observar outros aspectos e facetas de companheiros ou chefes que não conhecemos. É essa diversidade que enriquece os valores dentro de um grupo humano”.

É por isso que a plataforma não somente incentiva que dentro de cada lugar de trabalho se conceda um tempo aos funcionários para que assistam os jogos mais importantes, mas também prepararam seus próprios escritórios para que todos assistam ao Mundial.

Neste sentido, Garacho da Real Trends salienta: “Faremos um bolão interno, através de um aplicativo para empresas, e haverá importantes prêmios para os vencedores. Para os jogos teremos adereços e enfeites alusivos – tanto do Brasil, quanto da Argentina- e, segundo o horário em que seja a partida, haverá um petisco, café da manhã ou lanche para acompanhar”.

Porém, há algo que vem preocupando as empresas, como as faltas e a queda de rendimento. Loreti da Nuvem Shop não enxerga como um problema: “A união entre os funcionários cria um valor positivo que é crucial para evitar que a produtividade seja afetada”.

A RH Manager da Real Trends concorda e está segura que a Copa não afetará o desempenho: “além da possibilidade de ver os jogos do Brasil ou da Argentina, cada um seguirá desenvolvendo suas atividades normalmente, atendendo nossos usuários como de costume”.

A paixão pelo futebol também se traduz no marketing e nas ações comerciais. Pablo Croci da Increase – startup que otimiza empresas e negócios – comenta que “desde abril estamos trabalhando em uma campanha que tenha como eixo o incremento de vendas que um evento deste porte gera em alguns ramos comerciais”.

“Do ponto de vista comercial lançamos diferentes promoções voltadas para a Copa, com importantes descontos tanto para clientes novos quanto para usuários que já utilizam a plataforma”, afirma Javier Goilenberg – CEO e Cofundador da Real Trends.

Outra startup que divide sua paixão – e sua sede – entre Brasil e Argentina é a Givoa, uma consultora dedicada a peritagem, assessoramento e taxação de obras de arte. Seu cofundador, Gustavo Perino, aponta que “ao viver imersos em uma realidade totalmente atravessada pelo futebol, é impossível não aproveitar este fenômeno para reforçar os vínculos no interior da empresa”.

O escritório da Givoa se encontra a metros da emblemática Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Aproveitando o espírito futebolista, decidiram promover um campeonato de futebol de areia durante o mês da Copa do Mundo. “Como nossa equipe é formada, em sua maioria, por brasileiros e argentinos, o time de RH propôs a realização do que seria um “mundialito” binacional. A ideia entusiasmou tanto homens quanto mulheres. Mas se a final da Copa for entre Brasil e Argentina, teremos que terminar o torneio antes, por motivos de força maior”, brinca Perino.

Está claro que a Copa do Mundo da Rússia pode ser aproveitada para buscar tanto a união das equipes quanto novas oportunidades comerciais.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome