Terça, 23 Abril 2024

Encontrar as melhores taxas de financiamento pode ser uma verdadeira maratona neste mercado.

A prática do financiamento, pricipalmente as pessoas que querem financiamento mas tem o score baixo, pode tornar possível uma infinidade de desejos de brasileiros de todo o país, e por lidar com os sonhos das pessoas, algumas empresas acabam abusando um pouco dos valores e taxas em cima da realização do sonho das pessoas.

Uma pessoa bem treinada, ao pensar em comprar um bem como um carro ou um apartamento, costuma pesquisar todos os custos inseridos dentro do valor final desses bens materiais.

Seja o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) – que um imposto estadual – ou mesmo as taxas que estão embutidas no financiamento do bem que você visa comprar.

Agora que tocamos nesse assunto, você sabe quais são as taxas aplicadas nos financiamentos? Bem, continue lendo e vamos te explicar quais são essas taxações e como evitar a maioria dessas.

As taxas de financiamento

Mesmo que você tenha feito todo o seu dever de casa antes de ir comprar um carro, por exemplo (esse é um dos exemplos mais práticos sobre a respeito desse assunto), pode acontecer algumas surpresas ao sentar para falar com o vendedor.

A menos que o bem – o carro nesse caso – seja pago a vista, na prática você está pagando por ele e também pelo financiamento. Pensar que bancos e outras agências de crédito “parcelariam” algo desse tipo sem taxar a mais é um tanto ingênuo, não é?

Bem, mas agora vamos às taxas que estão embutidas nos financiamentos:

1.  IOF (Imposto de Operações Financeiras)

Esse imposto é cobrado em todas as operações financeiras e tem como destino final o governo. Ele é dividido em dois, o primeiro que é cobrado uma única vez com taxa de 0,38% e o segundo que é cobrado anualmente e equivale a 3%.

2.  TAC (Taxa de Abertura de Crédito)

Esse é um valor uma taxa cobrada pelo banco que está realizando o financiamento. É basicamente uma taxa paga para que o banco realize uma avaliação de crédito do usuário. Daremos mais dicas sobre elas mais a frente.

3.  SPF (Seguro Proteção Financeira)

Esse é um seguro para garantir que o bem não seja apreendido caso o seu proprietário não consiga pagar as taxas mensalmente por alguns motivos pré-determinados. Não é uma taxa obrigatória, contudo o banco pode não aprovar o crédito sem ela, devido ao risco para o mesmo.

4.  Gravame (Somente para carros)

No caso do exemplo utilizado nesse texto, o Gravame está presente como forma de registro do Detran de cada estado, assim impedindo que o veículo seja vendido antes de ser quitado.

Bem, esse é um pequeno resumo de algumas das taxas mais importantes que estão inseridas dentro do financiamento.

Como encontrar as melhores taxas de financiamento

Não há sentimento pior do que fazer uma transação financeira e somente quando ela é finalizada nos damos conta que aquela foi uma péssima ideia. Nesse sentido vamos listar algumas dicas que você pode se atentar antes de entrar em um negócio desse, encontrando as melhores taxas de financiamento.

1. Pesquisa de mercado

Essa é obviamente uma dica que todo mundo já pensou, mas nunca é demais enfatizar esse ponto. Você deve comparar os preços e todas as condições de pagamento entre diversas operadoras financeiras para evitar um mal negócio.

2. Não considere apenas o valor da parcela

Se você não se atentar a esse fato, você muito provavelmente irá terminar pagando o dobro ou até o triplo do valor em parcelas perfeitamente desenhadas para caber no bolso de qualquer pessoa.

Se somar algo parcelado em 72 vezes, muito provavelmente vai estar no orçamento da maioria dos brasileiros.

3. Leia o contrato com calma

 

Pegue o contrato e destrinche todas as taxas cobradas pelo financiamento. Veja todos os impostos e não só a soma dos encargos junto do IOF. Não espere que ninguém te informe sobre isso, você deve procurar por si essas informações, para que possa as utilizar para comparar com outras financeiras.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s

*Todo o conteúdo contido neste artigo é de responsabilidade de seu autor, não passa por filtros e não reflete necessariamente a posição editorial do Portogente.

Deixe sua opinião! Comente!
 

L'Oréal Paris Elseve Óleo Extraordinário

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome