Quinta, 28 Março 2024

A Torres Eólicas do Nordeste (TEN), joint venture entre a Alstom e a Andrade Gutierrez, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), com a Tavares Montagem e com o Instituto Baiano Profissionalizante (IBP), iniciou o processo de capacitação profissional para trabalho na nova fábrica do mercado eólico, anunciada recentemente, em Jacobina, na Bahia. A iniciativa tem a intenção de capacitar mão de obra especializada especificamente para a nova fábrica e vai colaborar para o crescimento econômico e social da região.

Os cursos de caldeiraria, soldagem e preparação e proteção de superfícies metálicas terão cerca de três meses de duração e formarão 96 pessoas no total. Com carga horária de quatro horas diárias, de segunda à sexta-feira, os alunos serão divididos em turmas de 16 alunos cada.  Os interessados se inscreveram no fim do mês de setembro, de acordo com os cursos que mais atendiam às suas necessidades e iniciaram as aulas recentemente. Os pré-requisitos estabelecidos foram ter ensino fundamental completo e residir na região de Jacobina.

Ao final do curso, cerca de 50 alunos serão selecionados para trabalhar na nova fábrica da Alstom e da Andrade Gutierrez. Para o preenchimento das vagas foram aplicados testes e entrevistas, além da avaliação comportamental individual. A expectativa é que no início de 2015 esses profissionais já iniciem suas atividades na empresa.

“Com a chegada dessa nova fábrica, a Alstom e a Andrade Gutierrez vêm colaborando, não só para o desenvolvimento sustentável na geração de uma energia limpa, mas também para o desenvolvimento social da comunidade local”, afirma Pierre Francois Chenevier Vice Presidente Sênior da Alstom Wind na América Latina.

A Joint Venture
A Andrade Gutierrez, um dos maiores grupos de infraestrutura na América Latina, com operações em mais de 45 países ao redor do mundo, e a Alstom, fornecedora global de equipamentos e soluções para geração de energia, incluindo o mercado eólico, anunciaram neste ano a criação de uma joint venture (TEN - Torres Eólicas do Nordeste) com o propósito de construir e operar uma fábrica na Bahia para produzir torres de aço para aerogeradores. Com investimentos de cerca de 30 milhões de euros, a fábrica é composta 51% pela Andrade Gutierrez e 49% pela Alstom.

A inauguração da planta está prevista para os próximos meses e sua capacidade de produção atingirá 200 torres metálicas por ano, em uma área construída de cerca de 22.000 m² e em um terreno com cerca de 140.000 m². Serão gerados 250 empregos diretos e 600 indiretos que, em sua maioria, serão ocupados pela comunidade local.

Curta, comente e compartilhe!
Pin It
0
0
0
s2sdefault
powered by social2s
Deixe sua opinião! Comente!
 

 

 

banner logistica e conhecimento portogente 2

EVP - Cursos online grátis
seta menuhome

Portopédia
seta menuhome

E-book
seta menuhome

Dragagem
seta menuhome

TCCs
seta menuhome
 
logo feira global20192
Negócios e Oportunidades    
imagem feira global home
Áreas Portuárias
seta menuhome

Comunidades Portuárias
seta menuhome

Condomínios Logísticos
seta menuhome

WebSummits
seta menuhome